Mau Começo, de Lemony Snicket

O Mau começo é o 1º livro de treze do Desventuras em série, uma coleção escrita por Lemony Snicket pseudônimo do escritor Daniel Handler (essa informação eu só soube depois).

Nesse livro curtinho e encantador, temos a narração dos maus bocados que os irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny passam ao se verem órfãos do dia para noite.
Sob a responsabilidade do Sr. Poe, amigo da família eles são passados para a tutela do parente mais distante na linha sanguínea mas o mais próximo geograficamente, o Conde Olaf. Um desconhecido para eles e claro que na posição de crianças mais infelizes do mundo os pobre Baudelaire caem nas mãos desse homem extremamente perverso que tudo o que quer é por a mão na fortuna deles.
Devido a sua maldade os irmãos sofrem muito na mão do conde que faz de tudo para maltrata-los dando tarefas complicadíssimas para as crianças cumprirem, tive muita pena deles e tive muita raiva do tirano, principalmente quando ele preparou um plano muito sacana para tentar tirar o dinheiro dos garotos.
A narrativa do autor é divertida e a construção dos personagens é incrível. Não tem como não amar os irmãos Baudelaire com todas suas particularidades como: a inteligência de Violet que adora engenharia mecânica, o amor de Klaus pelos livros e até a fofura e loucura da pequena Sunny por morder tudo. Até o Conde Olaf é um personagem por quem você se admira, claro que aqui no caso, se admira por sua esperteza e mal caráter. 
Tem também a juíza Strauss que é uma personagem muito bacana mas que pra juíza, achei meio bobinha e teve momentos que tive vontade de sacudi-la por ser tão cega!

Enfim o Mau começo é um livro simples, voltado para crianças suponho (por isso é cheio de explicações nas palavras mais difíceis) mas com uma história que prende até o adulto mais sério.^^


Conheci algo sobre a série através do filme Desventuras em Série de 2004 o filme é muito bom e temos o Jim Carey como Conde Olaf (hilário e malvado :D) no entanto depois de ler o livro, notei o como o filme foi resumido pois tentou condensar vários livros da série, então ficou bem na cara que "faltou algo". Li pela net, boatos de que seria lançado uma série sobre os livros mas nunca cheguei a ver confirmações mas torço que realmente aconteça, enquanto isso vou ler os outros livros e aguardar.

Até a próxima! :*

Comentários

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)