As aventuras de Huckleberry Finn...

Em As aventuras de Huckleberry Finn, clássico da ficção americana escrito por Mark Twain e publicado pela L&PM Editores, acompanhamos a trajetória de um menino - Huck - que resolve fugir numa balsa pelo rio Mississippi para escapar do pai, bêbado e violento, que vivia lhe espancando e queria o dinheiro de sua herança. No caminho ele se depara com Jim, um escravo fugitivo e juntos vivem experiências intensas, narradas de forma quase ingênua pelo menino. 



Logo nos capítulos iniciais conhecemos uma cidade pequena, às margens do rio Mississippi, cheia de personagens típicos de um país escravocrata, com suas gírias e vocabulário ribeirinho. Huckleberry é amigo de Tom Sawyer, personagem do livro que antecede este, e suas brincadeiras repletas de imaginação consistem em planejar assaltos e mortes na estrada, fazendo reféns que devem ser mortos ou soltos depois de terem o resgate pago. 

A índole de Huck é questionada pelo próprio todo o tempo, em que ele se põe em dilema com suas decisões e na maioria das vezes, ele se considera mal por tomar algumas delas... Ele simula seu assassinato e precisa sobreviver às intempéries de sua época. Rio abaixo, ele e Jim se deparam com dois vigaristas e passam por poucas e boas para se safar de serem pegos e descobertos...

"de que adianta aprender a fazer a coisa certa, quando é complicado fazer a coisa certa e não custa nada fazer a coisa errada, e o resultado é o mesmo? Fiquei emperrado. Não consegui responder. Então pensei que não ia mais me incomodar com isso, mas daí por diante fazer sempre o que me parecia mais conveniente na hora."

A narrativa é de fácil compreensão, apesar de várias expressões 'caipiras' ditas pelos personagens. O autor ressalta bastante o lado 'ignorante' de Jim e o menino age com ele como qualquer pessoa que vivia no período pré-guerra civil americana estava habituado a tratar um escravo negro. Contrapondo-se a isso, ele tem um amigo na figura de Jim, que arrisca a própria liberdade em vários momentos para proteger o protagonista...



Um dos pontos mais interessantes que achei na história foi de uma rixa de famílias, em que Huck presencia a morte de um menino de sua idade, simplesmente por causa de uma briga a qual os lados envolvidos nem lembravam mais do motivo e que se estendia por décadas. É nesse cenário de violência que Huck desenvolve sua perspicácia para se livrar de situações delicadas e arriscadas... É na vivência que ele adquire suas experiências para sobreviver num mundo incivilizado, mascarado de convenções e 'boas maneiras' da sociedade escravocrata sul-americana...

Mark Twain critica a hipocrisia da sociedade pelos olhos de um menino, que se transformou numa figura anti-heroica mítica da literatura do século XIX, que não está isenta de certa malícia, fugindo ao estereótipo de 'mocinho perfeito', mas que desdobra com honestidade e sutileza a crueldade e injustiça de seu tempo... O menino desajustado socialmente serve como chave para levantar questionamentos sobre a índole humana. 

As aventuras de Huckleberry Finn foi considerado por alguns como uma obra de cunho racista pelo termo nigger usado ao longo do livro. A editora New South quis publicar uma nova edição modificando o termo por 'slave'. Mas a meu ver, o livro trata - não de uma ode ou apologia ao racismo, e sim - de uma crítica social com relação a este. Modificar a escrita do autor em novas traduções seria destruir todo um contexto histórico de época e ambientação, em que não havia um significado pejorativo em utilizar o termo. 

"Bem, ele tinha razão, ele quase sempre tinha razão, tinha uma cabeça incomum, para um negro."
  
Esse livro foi minha estreia com a obra de Mark Twain. Já leram? Tem vontade? Já conhecem o autor? Até a próxima... ;D



Comentários

  1. Oi Maria , tudo bem?

    O livro pareceu ser surpreendente através da sua resenha. Para ser sincera eu não conhecia esse livro e gostei bastante. Vou anotar a dica para conferir a história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Não conhecia o livro, mas achei interessante a história.
    Geralmente essas rixas existem mesmo, chegando a ser fatais.
    Fiquei curiosa para saber mais da história
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada de Mark Twain.
    Quanto a essas considerações racistas e tal, acho bem complexa a discussão. Por exemplo esse quote que você destacou por último... Foi um declaração super racista, mas a sociedade na época era muito racista (se hoje já é muito, naquela época então, nem se fala) e ele está retratando uma sociedade dessa época. Só que ao mesmo tempo, fico imaginando um negro lendo isso "tinha a cabeça boa, para um negro". Mesmo sabendo de tudo que eu disse acima, deve ser muito ruim ler uma coisa dessas e separar, pensar racionalmente e não se sentir ofendido.
    Enfim, me estendi um pouco demais no comentário! hehehe
    Qualquer dia pegarei o livro para ler e tirar minhas conclusões!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro e no início da sua resenha achei que não daria chance a leitura, mas quando você vai desenvolvendo a resenha fico encantada com a história e agora quero ler o livro e tirar minhas conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi! Parece ser um bom livro. Quero ler!

    dicassliterarias.blogspot.com.br - Coluna Idalan

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada do autor e esse livro me parece ser ótimo! O termo usado é realmente de cunho racista, mas temos que ver em que contexto foi usado, normalmente os autores o usam para dar uma lição sobre racismo, de que esse termo não deve ser usado e que somos todos iguais! Acredito que a intenção do autor tenha sido essa, mas lerei e tirarei minhas conclusões! Parabéns pela resenha :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nada desse autor, mas confesso que a sua resenha me deixou muito curiosa para ler a obra.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu tenho curiosidade sobre a obra de Mark Twain, mas tinha um pouco de receio sobre a narrativa, mas agora que você contou que ela á fácil de entender acho que vou criar coragem para ler! Sua resenha ficou ótima!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Nunca li nada desse autor, mas gosto bastante desse tipo de livro, já anotei a dica.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oii confesso pra vc que eu não conhecia esse livro, assim como nunca li nada do autor ainda. Gostei muito da sua resenha, mas mesmo assim esse livro não se encaixa muito no meu estilo literário, o que é uma pena.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei a história bem interessante.
    Como deve ter sido essa fuga e ainda ver a história pelos olhos do menino é melhor ainda.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, ainda não li nada do autor. Essa é a segunda resenha sobre a obra que encontro e a primeira já havia me feito adicioná-la entre as que desejo conhecer um dia. Parece que esse dia precisa ser mais breve do que pensava, hahaha. A obra me pareceu muito importante e boa e válida e… claro, não poderia deixar de ser. Interessante como uma história que parece simples ganha tamanha conotação crítica! Adorei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie.

    Outra obra que não conhecia e espero um dia ter a chance de conhecer a escrita do autor

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Achei muito interessante a abordagem do livro! me parece ser surpreendente. Fiquei muito curiosa para conhecer mais de perto esta obra.
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olha eu gostei bastante da trama do livro, mas sinceramente não me chamou muita atenção.
    Eu acho que no momento eu não pegaria para ler, mas espero ter a oportunidade de conhecer qualquer hora dessas. Até porque eu não gosto de julgar um livro sem antes ler. Mas espero gostar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)