Dose de poesia: Meus poetas preferidos - Parte 3/3

Para finalizar essa série de postagens que criei, resolvi fazer diferente das partes I e II. Resolvi ao invés de transcrever os poemas, pôr videos deles sendo recitados...alguns deles achei até na voz do próprio poeta e são lindos...Ouví-los causa até mais emoção que lê-los. 


Charles Bukowski é um grande escritor, isso é fato, mas eu só vim conhecer seu lado poeta esse ano quando me presenteei com seu livro O amor é um cão dos diabos. A poesia dele me lembra seus contos, na verdade seus poemas me passaram a impressão de contos menores e rimados sempre com aquela fórmula que é tão a cara dele: tudo é direto, sem rodeios, texto cru e real. Vejam por si mesmos o que eu tentei explicar...O poema do vídeo se chama: Bluebird.



                                                           **********************


Vinícius de Moraes foi de tudo um pouco: diplomata, dramaturgo, jornalista, compositor e aí sim...um GRANDE poeta brasileiro. Eu penso no Vinícius como um versão nacional do Pablo Neruda, por que? Porque Vinícius era apaixonado...seus poemas eram apaixonados. E não tem como lê-lo (nesse caso ouvir) e não se deixar apaixonar também. Aqui o lindíssimo Soneto da Fidelidade, recitado por ele mesmo.



                                                             ***********************


Hilda Hilst, foi grande, foi uma mulher de talento imenso, muitas vezes abafado, pouco divulgado. Foi uma mulher a frente do seu tempo, escritora, dramaturga, poetisa brasileira. Seus poemas sensuais, mordazes, irônicos, ácidos...seus poemas eram arte pura. Eis aqui a pérola que encontrei, recitado por ela mesma:




**************************


Para finalizar essa série, não poderia faltar ele Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, contista e cronista. Sua poesia é única, não tenho como descrever. Talvez até tenha, Drummond tinha "...apenas duas mãos e o sentimento do mundo" e acho que era isso mesmo. Acabo por aqui e fecho com chave de ouro.

Comentários

  1. Que post mais legal. Me bateu um saudade de quando costumava ler mais textos desse tipo. haha Adorei.

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  2. Bukowski, Vinícios e Drummond eu já conhecia e como você adoro. Hilda nunca tinha ouvido falar, mas procurarei alguns poemas dela para ler. Adorei a postagem.

    taliesinperdido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thays :) Hilda é um deleite...leia e vai adorar.

      Excluir
  3. Hilda vc já tinha falado dela pra mim, Buk é divo <3
    Gosto de Drummond e Vinícius, conheço pouco deles, mas gosto ^^

    Um de meus favoritos é Manoel de Barros. conhece o.o

    bjs, Tama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val nunca ouvi falar de Manoel Barros...mas vou guardar o nome pra quando achar, ler :) Se você falou que é bom, eu que não duvido ;)

      Excluir
  4. Muito legal esse post! Destes todos, nunca li Hilda Hilst. Todos falam sobre seus textos densos, com certeza logo logo começarei a lê-la.
    Bukowski li pouquissímas coisas, e parece que ele anda entrando na moda pela quantidade de citações que fazem dele no facebook, mas não sei se isso é bom ou ruim, se só acabam lendo "trechos" isolados dele ou se em algum momento isso incetiva alguém a ler mesmo. Não sei, mas de qualquer forma, poesia é vida!
    O meu favorito de longe é o Pablo Neruda, ninguém consegue ultrapassa-lo no meu coração!
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buk pode tá ficando "pop" mas tá é longe de ser literatura ruim Melissa, se você mesmo pegar pra ler vai ver que assim como caio F. e Clarice, buk tem qualidade, o problema é que o povo só lê trechos e acha que tá "sabendo de tudo" sobre ele. Pablito é ótimo! Falei dele na postagem anterior ^^

      Abraços também!

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)