Caixa de Correio #9 - Just Kids, de Patti Smith

Recebi estes dias o livro Só Garotos, da cantora, poeta e escritora Patti Smith, em parceria com a Editora Companhia das Letras. A edição é linda e traz uma história maravilhosa... Já estou lendo e em breve trarei a resenha dele para todos vocês...

Conheça um pouco mais da obra...


[Sinopse do Skoob]
Crescida numa família modesta de Nova Jersey, Patti Smith trabalhou em uma fábrica e entregou seu primeiro filho para adoção, antes de se mandar para Nova York, com vinte anos, um livro de Rimbaud na mala e nada no bolso. Era o final dos anos 1960, e Patti teve de se virar como pôde - morou nas ruas de Manhattan, dividiu comida com um mendigo, trabalhou e dormiu em livrarias e até roubou os colegas de trabalho, enquanto conhecia boa parte dos aspirantes a artistas que partilhavam a atmosfera contestadora do 'verão do amor'. Foi então que conheceu o rapaz de cachos bastos que seria sua primeira grande paixão - o futuro fotógrafo Robert Mapplethorpe, para quem Patti prometeu escrever este livro, antes que ele morresse de aids, em 1989. 'Só Garotos' é uma autobiografia nada convencional. Tendo como pano de fundo a história de amor entre Patti e Mapplethorpe, o livro é também um retrato confessional da contracultura americana dos anos 1970. Muitas vezes sem dinheiro e sem emprego, mas com disposição e talento, os dois viveram intensamente períodos de grandes transformações e revelações - até mesmo quando Robert assume ser gay ou quando suas imagens ousadas e polêmicas começam a ser reconhecidas e aclamadas pelo mundo da arte.



Patti Smith:
A performer e poeta Patti Smith nasceu em Chicago, no ano de 1946. Em 1974 lançou seu disco Horses, considerado um precursor do Punk e considerado pela revista Time um dos cem melhores álbuns de todos os tempos. Publicou ainda livros de poesia [Babel e Auguries of innocence]. Expôs seus desenhos em 1973 pela primeira vez. Em 2008, a Fundação Cartier de Paris apresentou uma grande amostra de Patti.

Comentários

  1. Já tinha lido sobre o livro, Val. Me interessei. Tou esperando sua resenha :D

    ResponderExcluir
  2. Muito curiosa para ler esse livro, e também o Linha M, mas acho que gostaria de começar por Só Garotos.

    Beijos,
    Livro Lab

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)