As coisas que encontro dentro dos livros

A maioria dos livros que leio não são novos. Emprestados da biblioteca da família, indicações da irmã ou de um amigo, exemplares comprados em sebos. Um dos charmes de ler livros usados é encontrar as marcas das leituras anteriores.


Por que aquele trecho foi grifado? Eu daria tanta atenção a esta frase? Qual o motivo de uma orelha dobrada, uma página marcada? Quanto custava o livro? Em Cruzeiros? Cruzados novos?

Quando não se tem um marcador à mão, serve qualquer artifício. Uma nota fiscal na versão moderna, daquelas que saem das maquininhas de cartão. Uma nota fiscal das antigas, escritas à mão. Um bilhete, uma reflexão, uma anotação no canto da página. 

Os leitores vão deixando marcas. As épocas também. Já encontrei anotações minhas, de leituras prévias, que não tinham mais o menor sentido. Aparentemente minhas ideias amarelam como as folhas dos livros. Ainda bem que ainda posso acrescentar novos capítulos, ou reeditar minhas melhores versões.

Uma vez, ao embarcar no avião, havia um livro em francês, esquecido no bolsão à frente. Folheei-o rapidamente, e tive tempo de fantasiar um jeito de divulgar nas redes sociais (versão moderna das mensagens na garrafa), na tentativa de encontrar seu dono. Próximo à contracapa uma foto. Pessoa bonita, bem vestida. Seria o dono? Seria um amigo especial? Bem pesado, minhas chances eram remotas, e preferi avisar a comissária. Ela me disse que tentariam pegar o distraído ainda no desembarque. 

Será que conseguiram?

Comentários

  1. cada um deixa uma marca no livro, seja pelo jeito que marca as páginas, alguns escrevem.. acho legais essas marcas, tem histórias
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse texto seu, ficou tão reflexivo, emocionante e lindo.
    Também gosto de ler livros usados, por causa das marcas de leitura que encontramos dentro deles e que nos fazem pensar por quantas pessoas aqueles livros já passaram e o que eles as fizeram sentir.

    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de ler livros usados, as vezes pego livros na biblioteca da escola e antigamente para pegar livro tinha que deixar o nome no livro (em um papel grudado) e eu sempre olho esse papel quando estou com algum livro, dou atenção a partes grifadas é muito legal, parece que o livro tem mais vida. Ah, lendo esse texto me lembrei do livro A Sombra do Vento, logo nas primeira páginas tem: "Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pela suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece..."

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eis um dos grandes motivos de eu preferir os sebos mais do que tudo... cada resquício do dono anterior vindo pras minhas mãos me dão aquele 'imaginar histórias' sobre quem era, se ainda vive, se gostou do livro, porque se livrou dele, se aquele objeto foi esquecido ou deixado por querer marcando algum trecho em específico... enfim, 'viajo' demais com isso rsrsrs

    vou me inspirar nesse post pra fazer um no meu blog assim tbm, Fábio ^^bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)