Dose de notícias #19

Mais um resumo de algumas notícias e novidades para mostrar a vocês, com relação ao mundos dos livros e da literatura.
Espero que tenham tido uma boa semana, com boas leituras.
Deixe nos comentários o nome do título que estás lendo no momento e eu trago alguma curiosidade ou notícia sobre o livro no próximo Dose notícias. ;)


Acompanhamos pelos jornais e tevê a mais comentada das notícias literárias da semana, o ex-presidente da república, sociólogo, cientista político e escritor Fernando Henrique Cardoso, foi eleito para ocupar a cadeira número 36 da Academia Brasileira de Letras, e torna-se um dos grandes imortais, o que na minha opinião é merecido. FHC como sociólogo e pensador é notável e digno de todo os prêmios de reconhecimento por seu trabalho e cultura. Já começamos bem semana!




Stephen King
é um escritor muito citado por aqui. Não é toa, King detenta número recordes com a quantidade de livros de suspense e terror que publica, tem fãs e seguidores no mundo inteiro, e muitas de suas histórias já viraram adaptações na televisão e no cinema, quem nunca viu ou ouviu falar de Carrie, Cemitério Maldito, Colheita Maldita, e outros? Confira o Top 15 que lista as melhores adaptações dos trabalhos de King para a TV.





Falando em adaptações, Julio Verne é um dos grandes da literatura clássica universal por seus famosos títulos e histórias de aventura, eis que o dramaturgo Walcyr Carrasco traduziu e adaptou algumas das obras do francês, e transpôs-la em linguagem adaptada ao infantojuvenil, numa edição linda feita pela Editora Moderna.
Tanto o Viagem ao Centro da Terra quanto o A Volta ao Mundo em 80 Dias foram indicados pela nossa ilustradora Arleth Rodrigues, que fez nossos marcadores de páginas e a "marca d'água" do nosso blog. São obras belíssimas, de uma qualidade impecável, obrigada, Arleth!

Editora Moderna


Fala-se muito de protestos, manifestações e revoluções, no Brasil atualmente, e para quem acha que o Brasil tem solução sim, com muito empenho na melhoria no nossos sistema educacional e metodologia de ensino, além do incentivo à leitura nas escolas, empresas, pontos de lazer, transportes públicos e etc, é sempre bom saber o que podemos indicar como leitura, independente se não for um gênero que apreciamos ou temos conhecimento. Se o que você busca é Literatura básica para manifestações, saiba que não são poucos os livros que tratam dos protestos.



Último dia do mês, já sabem, dia de sorteio no Dose. Todos os meses temos promoções mensais e sorteamos pelo menos um livro, seja de editoras parceiras, escritores parceiros ou de nossas próprias estantes.
O livro de mês de junho foi o romance histórico A Costureira, da escritora americana Kate Alcott, cortesia da nossa parceira Geração Editorial que me surpreendeu pelo seu enredo fiel para com a história do Titanic naufragado em 1912.

O sorteio foi gerado de modo aleatório e dentre os cinquenta participantes, o ganhador é:



1- Milena Dos Santos Fernandes de São José dos Pinhais/PR

Parabéns, Milena.
Entraremos em contato com você por e-mail solicitando os dados para correspondência. O livro estará disponível à você por até 7 dias.



Já aproveito o ensejo para anunciar a Promoção de Julho/2013.


O livro do escritor americano James Patterson, o surpreendente Bruxos e Bruxas, primeiro livro de uma série que promete milhares de seguidores, lançado pela Novo Conceito resenhado aqui por esta que vos fala, será o título sorteado do mês, mas não é só! O ganhador receberá em casa todo o kit promocional, que vem com um "livro em branco" e uma baqueta (para entender o porquê dos itens, só lendo!), além de uma linda caixa decorada.
Eu que já li a obra e já tive em mãos esse kit digo, vale a pena!
Para participar é fácil, siga os passos:

Curtir a fanpage do /doseliteraria no Facebook.
Seguir o @doseliteraria e/ou, para quem não tem conta no twitter, adicionar o perfil do Dose Literária no SKOOB.
Para quem possui conta no Google +, siga a nossa página.

Até aqui, tudo bem fácil, né?
Pois fica mais fácil ainda!
Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato com você por e-mail assim que gerarmos o sorteio, e voilá, já estarás participando.


Boa sorte à todos!
Anunciaremos o ganhador no último dia do mês, 31 de Julho (quarta-feira).


Para quem é fã de clássicos, de literatura portuguesa e do autor em questão, uma novidade: O romance “Os Maias”, de Eça de Queiroz, vai ser continuado por seis escritores portugueses, numa narrativa que irá de 1888 a 1973.


Já para aqueles que não conhecem muitos os clássicos mas estão só esperando uma indicação para começar a lê-los, vejo a lista que o flavorwire preparou com As primeiras 10 obras de ficção que você deve ler se você nunca leu um livro antes.

Um entre os dez


Já devem ter ouvido falar das "bandas ou cantores de uma música só", aquelas que fizeram muito sucesso numa determinada época com um só hit (geralmente músicas bem ruins, rs) e depois nunca mais lançaram nada.
Na literatura isso também acontece, a diferença é que estes não caíram no esquecimento e são até hoje lembrados, lidos, citados...
Conheça a lista dos 11 famosos escritores cuja carreira literária é marcada por apenas uma obra prima.


Agradeço a atenção e paciência, e até uma próxima!

Comentários

  1. Oi! Amei esse dose de notícias! Não sabia sobre FHC ter se tornado membro da Acadêmia de Letras. Não tenho muito uma opinião, porque não conheço muito sobre ele e tal...
    Já ouvi falar muito bem de Julio Verne e achei linda as capas de Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em 80 Dias.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia!
      Que legal que curtiu, obrigada por ter lido. :)
      Vi um documentário sobre FHC, uma reportagem com ele, e como sociólogo posso dizer que ele é grande; ideias muito condizentes, boas avaliações sobre a sociedade atual e algumas soluções plausíveis, vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele.
      Puxa, Júlio Verne sempre existiu em minha vida, desde pequena tive algum livro dele na estante da sala. Também achei lindas as ilustrações da capa. :)

      Beijos.

      Excluir
  2. ão José dos Pinhais/SP??
    Moro em ão José dos Pinhais/PR!! hehe

    Adorei a lista "As primeiras 10 obras de ficção que você deve ler se você nunca leu um livro antes". Já li metade dela!! :)

    ResponderExcluir
  3. Vício, rs.
    Obrigada pela correção, Petra. :)

    Também achei muito bacana essa lista, são clássicos!
    Li só 3 e foi por falta de tempo, tenho 5 delas na estante. >.<






    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)