Dose de notícias #18


Finda-se mais uma semana; inicia-se outra. E nesse ínterim, muita coisa rolou no mundo da literatura pelo Brasil e pelo mundo. Hoje reuni e resumi algumas "poucas e boas", já com a promessa de mais conteúdo para o próximo Dose notícias.
Vamos nos atualizar?


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura. Escritores estreantes podem participar da edição 2013/2014 para as categorias Romance e Conto, que estarão abertas até o dia 31 de julho. Serão aceitas obras escritas por maiores de 18 anos, residentes no Brasil. Os livros vencedores serão publicados e distribuídos pela editora Record. Inscrições aqui.


Falando em novos escritores, recebemos esta semana dois exemplares de Labirinto de Mil Corações Mudos ficção fantástica do escritor curitibano Fabio Gimovski, lançado pela Editora InVerso. Um deles será sorteado aqui no Dose, fiquem atentos!

Antes de começar esta história, as pessoas são pessoas e o vento é o vento. Ao se esforçar para entender os acontecimentos que levaram todos ao sono, as pessoas deixam de ser pessoas e  vento deixa de ser o vento.
Mas, finalmente, quando entendê-la, as pessoas voltarão a ser pessoas e o vento... Bem, o vento, será sua escolha.
"Sou o profeta do esquecimento, escrevo os sonhos daqueles que dormem no labirinto..." (João, o Revelador)

O que poderia ser uma versão da Bela Adormecida transforma-se em um profundo registro de amor e perda. A história inspirada no conto de fadas resgata os tons sombrios dos dramas e conflitos humanos contados pelas tradições orais. No labirinto de Kadmirra, onde tudo acontece, enquanto Sofia permanecer desacordada, todos devem dormir, pois até mesmo a morte foi desobrigada de levá-los antes de seu tempo.



Em meio a discussões do Projeto da "Cura Gay" que tramita na Câmara dos Deputados e nas manifestações populares contra este projeto por todo o Brasil, livros abordam causa gay para público infantojuvenil, entre alguns dos escritores citados nesta matéria estão o best-seller John Green, e o pernambucano Hugo Monteiro Ferreira, confira a matéria completa e outras obras de referência, vale a pena.


Depois da última leitura ficou sem opção, e tá sem grana para adquirir um livro novo? Confira a lista dos sites que possuem centenas de livros tanto em inglês quanto em português para você baixar de graça. Agora não tem mais desculpas! ;)


Morre aos 94 anos a escritora de livros infantis Tatiana Belinky, que também já traduziu diversos contos russos, entre eles os de autoria de Anton Tchekhov,  a autora nasceu na Rússia e mudou-se para o Brasil aos 10 anos. Ela é considerada uma das mais importantes autoras do segmento no país.
Descanse em paz, Tatiana!




Para quem aprecia histórias de luta de vida e superação e de amor ao próximo, uma grande notícia! A editora Novo Conceito nos enviou dois exemplares do seu lançamento Indomável do escritor best-seller Nick Vujicic, um deles será resenhado e sorteado aqui no Dose em breve. É uma história linda e uma leitura muito agradável. Conheça mais sobre a obra.

Uma história sobre acreditar e conseguir.
Sobre saber a que veio - e ultrapassar seus limites.


Veja a (pequena) lista de alguns filmes brasileiros que tiveram suas histórias adaptadas de obras literárias.
E as três edições de O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald lançado por editoras distintas, mas com capas quase idênticas. Quem já leu o livro e/ou viu o filme? O que acharam desta adaptação?
Aproveito a deixa para perguntar: Que obras vocês gostariam de ver adaptadas para as telonas?



Me despeço com um grande&forte abraço.
Até o próximo Dose de notícias, pessoal!

Comentários

  1. Tô vendo que ando desatualizada viu...eu não sabia de basicamente nadinha disso tudo que rolou :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas! haha
      Só soube porque assino o resumo de notícias pelo google. rs
      Cadê tempo pra saber disso tudo, né? >.<

      Excluir
  2. Muito triste pelo falecimento da Tatiana, mas ela sempre será lembrada com carinho por suas obras e por sua alegria :)
    Vou ler a matéria sobre os livros que tratam da causa gay.
    Opa, adoro sites com livros 'de grátis' o/

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana se tornou imortal, será sempre lembrada.
      Obrigada por ter lido, Maura!

      Um beijão.

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)