Meta de Leituras 2013 - Eni

Um pouco tarde para falar sobre meta de leitura do ano, não é? Já estamos quase em março!
A verdade é que, ainda em dezembro, fiz um vídeo "abrindo a minha casa" estilo revista Caras e mostrando a minha estante, o dito Bookshelf tour. Mas não deu muito certo. Problemas com a qualidade do vídeo, com o áudio, com a edição me fizeram desistir, enfim, resolvi adiar este vídeo para uma próxima oportunidade. Sou perfeccionista, não adianta insistir!
Decidi então mostrar por fotos os livros que separei para ler este ano.
Será que consigo seguir à risca?


No ano passado consegui ler um pouco mais do que 40 livros, na verdade, bati meu recorde, pois nos anos anteriores eu nunca tinha chegado à esse número. No entanto, acho que só consegui chegar aos quarenta porque muitos dos títulos tinham menos de 100 páginas, o que dá pra ler num dia só, se for com afinco. Aliás, tive dois auto-desafios em 2012, os 7 livros em 7 dias, lembram? Quatorze livros em duas semanas ajudaram na resultante satisfatória.


Portanto, a minha meta de leitura para este ano consiste em ler a mesma quantidade de livros que a do ano passado, porque preciso ser realista, meu tempo está curtíssimo para leituras. O diferencial é que, este ano, lerei livros com maior quantidade de páginas. O que não deixa de ser um baita desafio, já que nesses dois primeiros meses li somente 4 livros, e se eu manter esse ritmo, não chegarei ao almejado, é só fazer as contas.


Abaixo a lista completa dos 40 livros que pretendo ler este ano (os riscados foram os já lidos):

O Mal-estar na Cultura
- Sigmund Freud
Henry & June - Anaïs Nin
Rum: Diário de Um Jornalista Bêbado - Hunter S. Thompson
Aprendendo a Viver - Sêneca
Walden - H. D. Thoreau
Mulher: A Essência Que o Mundo Precisa - Bruno J. Gimenes Editora Luz da Serra (parceira)
A Jangada de Pedra - José Saramago
Assim Falava Zaratustra - Nietzsche
Dom Casmurro - Machado de Assis
A Grande Arte - Rubem Fonseca
Espere a Primavera, Bandini - John Fante
Lady Barberina & A Outra Volta do Parafuso - Henry James
O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
As Vinhas da Ira - John Steinbeck
O Amante - Marguerite Duras
O Sol Também se Levanta - Ernest Hemingway
O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Eugenia Grandet - Honoré de Balzac
Demian - Hermann Hesse
David Copperfield - Charles Dickens
A Amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence
Entrevista com o Vampiro - Anne Rice
Os Maias - Eça de Queirós
Laranja Mecânica - Anthony Burgess
Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
O Lobo do Mar - Jack London
O Iluminado - Stephen King
Notas do Subsolo - F. Dostoiévski
A Fúria dos Reis - George R. R. Martin
Regresso ao Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Peruca, Pizza e Pitadas de Químio - Ivani Rossi Editora Pulp (parceira)
Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe (reler)
Utopia - Thomas More
Alice no País do Espelho - Lewis Carroll
O Psicopata Americano - Bret Easton Ellis
Cinco Semanas em Balão - Júlio Verne
O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel) - J. R. R. Tolkien (reler)
O Perfume - Patrick Süskind
Tuareg - Alberto Vásquez Figueroa
Mulheres - Charles Bukowski (reler)

Conforme eu for lendo, volto aqui pra fazer um upgrade e ir riscando.

E ai, o que acharam da lista? Já leram algum desses títulos?



Comentários

  1. Se contei certo, li 21 dessa lista. Tem algumas obras muito boas, como O Amante de Lady Chatterley, Notas do Subsolo, O Lobo do Mar, A outra volta do parafuso... :)

    Claire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Claire. Fico feliz por termos tantos títulos em comum.
      Pretendo resenhar todos eles aqui e saber sua opinião a respeito de cada um. ;)

      Mal posso esperar para ler O Lobo do Mar e A Outra Volta do Parafuso!
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá !
    Nossa uma lista fantástica você tem aí. Li alguns, poucos destes, mas O Retrato de Dorian Gray, Dom Casmurro estão na minha lista de favoritos da vida!
    Estou lendo Entrevista com o Vampiro e adorando !
    Boa sorte com as suas leituras !
    abraços
    Melissa
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Melissa! :)
      A maioria deles adquiri já sabendo que são clássicos, já outros foi pura intuição, ou porque a sinopse me chamou a atenção, então imagina minha ansiedade para conseguir ler todos ainda este ano!
      O Retrato de Dorian Gary tem sido uma negligência, que só será perdoada após ler-o, o pouco que conheço de Oscar Wilde amo.
      Dom Casmurro comecei a ler e dei uma pausa para terminar outras leituras, mas sabe um livro que vc tira da estante para ler a primeira página e quando se dá conta já leu umas 20? Minha intuição diz que vou adorar esse Machado de Assis!
      E olha a coincidência, também estou lendo Entrevista com o Vampiro e a-do-ran-do! Apesar de eu amar o filme, no livro há personagens importantíssimos que sequer existem na versão cinema, aliás, no livro, Lestat é muito mais desprezível que no filme, e isso eu estou adorando. :)
      Abração!

      Excluir
  3. Alguns livros da tua lista também estão na minha (A Jangada de Pedra, Dom Casmurro, O Grande Gatsby, Entrevista com o Vampiro). Desses já li e gostei bastante dos Maias, Histórias Extraordinárias de Poe e Assassinato Expresso oriente. O Retrato de Dorian Gray é excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Puxa, vc não faz ideia do quanto fico feliz quando vejo tantos gostos em comum assim em se tratando de literatura, Eça de Queiroz, Poe e Agatha Christie são belíssimos gostos. :)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigada Val! <3
      Você leu SÓ OS LINDOS! *-*
      Ai... não vejo a hora, não vejo a hora... o tempinho que tenho pra descanso eu estou lendo, todos os dias, pra dar conta de todas essas pilhas ai. rsrs
      Beijão!!!

      Excluir
  5. Adorei o post, Eni. ^^
    Tem vários títulos bons... li alguns deles [Dom Casmurro, Dorian Gray, O amante, Gatsby, Laranja mecânica, Assassinato no expresso, O iluminado, Notas do subsolo, Hist. extraordinárias, O senhor dos anéis e Perfume]. Tô pra ler esse ano lady Chatterlay, O sol também se levanta, O lobo do mar e Utopia].

    Boa leitura pra vc, querida =D
    Amei o post...

    ResponderExcluir
  6. UAU, quanta leitura e bons títulos, amiga! :) Já li alguns deles e seu post acabou de me lembrar que ainda preciso resenhá-los. Hahahah!

    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marinha! <3
      Bora resenhar então, mon amie, adoro suas resenhas!
      Beijão.

      Excluir
  7. Eni, DEMIAN é um dos livros da minha VIDA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minina, esse livro foi indicação de um amigo, que como nós tem um ótimo gosto literário (cof cof, desculpai rsrs), então confiei de olhos fechados, e ele disse a mesma coisa, que era o livro da vida dele.
      Deve ser muito bom e mal vejo a hora de ler-o. :)

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)