Amiga-Secreta do Dose [Mara Vanessa]

Desde que eu fui convidada a integrar o time do Dose Literária, em janeiro deste ano, algumas coisas bastante significativas mudaram na minha vida. Não gostaria de usar a palavra "coisa" para expressar algo tão especial, mas quero, justamente, dar uma oportunidade à coisificação. Quero transformá-la em algo positivo, em algo que vale à pena acreditar. Me recuso a usar a palavra "coisa", neste momento, para simbolizar bens materiais ou algo que se possa fazer uso e jogar fora. Definitivamente não.

Cada palavra que escorrega pelos nossos dedos ou corre da nossa boca é um ato político. Mesmo sem ter a intenção, transformamos nossas formas de comunicação em uma força muito maior: algumas vezes para o amor; outras, para o ódio, para o rancor. E por aí vai caminhando a humanidade. Porém, mesmo diante de toda essa reflexão, eu não quero me deixar guiar ou domar por alguma regra imposta, pelo que estava feito e consumido antes que eu pudesse nascer, pelo que ensinaram aos meus avós, aos meus pais e que me logo depois me ensinaram. Não. Quero quebrar as amarras e transformar a palavra ''coisa'', tão rebaixada, tão enlameada e lançada às hienas do utilitarismo, em uma palavra minha. Hoje, neste exato segundo, ''coisa'' é, para mim, todo o amor que eu não consigo verbalizar e nem registrar aqui; toda a felicidade que eu sinto em fazer parte de um grupo tão especial como o Dose, cercado de tanta gente boa! Coisa, para mim, é o amor, afeto, amizade, irmandade e conexões que eu tenho com todas as minhas "amigas por opção'' que estão no Dose Literária. 

Não nos basta escrever sobre livros; nós queremos vivê-los, sentir suas histórias. Por isso, procuramos qualquer pequeno evento para nos presentearmos, trocarmos 'mimos', cartas, palavras, sentimentos, pensamentos. Muitas vezes, nem precisamos de ocasiões especiais. Vamos enviando cartas, soltando desabafos, sorrindo, nos emocionando... Enfim, vamos vivendo. E viver desse jeito, com esse pequeno plus de boas sensações, já faz o dia ficar menos pesado, tirando todas as partes ruins e deixando falar alto as coisas boas, as vibrações cósmicas, as sensações que fazem valer à pena.

Esse "discurso de Barack Obama" todo é para dizer que eu AMEI com toda a minha alma cada lembrança que ganhei da minha amiga-secreta. Com o tempo, descobrimos que temos muitas conexões; acreditamos até que já nos conhecemos de outras vidas. Somos ligadas pela luz das velas coloridas, pelo gosto por incensos, objetos aromáticos; pela simpatia que se perde em sino dos ventos e se recupera em estrelas. Minha amiga-secreta é mãe da Mônica, do Olavo e da Alice (que já está com as perninhas querendo saltar para fora). Enimara Miranda, minha queridíssima Eni, você fez o meu dia ficar mais assim... Eni! :)

Presentes da caixa-mágica da Eni
Pois é. Muita, muita coisa! Tanta coisa que combina com o meu jeito de ser, com a minha forma de entender a vida, com a minha ideia de que devemos "saltar o fogo", mas sem perder o encantamento. Eni me enviou adesivos coloridos, marcadores, 4 livros lindos e que trazem a energia dela, velas coloridas e uma violeta, que adoro!, incensos sortidos (e com aromas que me tiram da Terra), aromatizantes de laranja, um sino dos ventos VIOLETA, um esmalte também violeta (uau!), gatinho de madeira (que já está devidamente aquecido na minha escrivaninha), cartão fofíssimo, chocolate em forma de rosa e camiseta de estrelas (agora posso andar com a galáxia no peito e no coração).

UAU! Daqui em diante, posso ocupar minhas noites lendo "Método DeRose - Qualidade de Vida", "Depois do Funeral" (Agatha Christie), o livro IV das crônicas de vampiro "The Tale of The Body Thief" (Anne Rice) e a distopia (valeu pelo termo, Jana!) "Admirável Mundo Novo" (Aldous Huxley).

Presentes da Eni :)
É uma sensação maravilhosa ter alguém para dividir o coração. E esse amigo-secreto do Dose, filhote que não esperou o fim do ano, serviu para mostrar isso: Mara, Eni, Anna, Michelle, Patrícia, Jana, Manú e Gaby, essas oito garotas de lugares diferentes, culturas diferentes e ideias diferentes compartilham livros e uma COISA fantástica chamada CORAÇÃO!

Coisinhas mágicas (:

Plus: Gravei uma mensagem de voz na tentativa de dizer à Eni e à todas vocês como é especial estar por aqui. :) Para ouvir, basta clicar neste link.

Comentários

  1. Emocionadíssima com as tuas palavras, amiga! <3
    Que bom que gostou de tudo, querida!!! Se pudesse, arrancava um pedaço do meu coração e mandava junto na caixinha. ^.^

    Manu, minha ex-amiga-secreta (rsrs), vc é quem me comove com tanta gratidão! :-*

    Agradeço à todas por existirem na minha vida, por fazerem parte dela tão intensamente, amo vocês!

    <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)