Notas do Mundo Literário: Links da Semana

Oi gente. Eu sou a Manu e vou passar a colaborar com o Dose Literária com alguns posts que eu acredite serem bacanas. Normalmente eu estou no interrogAção que é o meu projeto principal, lá eu escrevo mais resenhas, entrevistas e um material mais extenso. Todo sábado vou fazer um post aqui comentando algumas notícias e artigos que achei bacanas pela internet afora. Aproveitem as maluquices literárias que andam rolando mundo e sugiram, reclamem ou qualquer outra manifestação aí nos comentários.

- Para quem ainda não me conhece, já deixo claro. Sou uma defensora de bandeirinha da literatura contemporânea. No Brasil temos escritores super jovens que ainda vão dar o que falar. Antonio Xerxenesky é um desses. O guri é gaúcho, tem lá seus 27 anos e dois livros na bagagem (Areia nos Dentes e A Página Assombrada por Fantasmas, fortemente recomendados) e escreve de tempos em tempos para o blog do Instituto Moreira Salles e essa semana ele publicou um artigo sensacional sobre sua paixão por epígrafes de livros. Quem aí curte também? Eu mesma sou viciada!

- O blog da Companhia das Letras é sensacional para os leitores que gostam de ver bons escritores colocando a mão na massa semanalmente. Todo dia algum escritor/tradutor/editor da casa publica algum texto bacana. Nessa semana adorei dois. Um é do escritor Joca Reiners Terron que fala sobre como são as férias de um escritor, o que acontece quando nada acontece. E a Carol Bensimon, outra escritora, publicou hoje um texto de arrancar lágrimas dos olhinhos. Carol fala de como o mundo é efêmero - relações, conversas e sentimentos - e que para ela, sentar e ler é um ato de transgredir. Vamos ser marginais, vamos ler.


- Uma notícia que chamou a atenção foi mais um autor confirmado para a FLIP - Festa Literária de Paraty em 2012: Ian McEwan! Sim aquele que escreveu o conhecido Reparação (inspirando o filme Desejo e Reparação). O lance é sair lendo tudo que tem do cara, digo mais, vale a pena.



- Acho que todo mundo que é apaixonado por livros tem o seu jeitinho próprio de guardar seu tesouros, certo? Eu mesma, gosto de empilhar todos. O jornal britânico Guardian publicou uma matéria sensacional sobre a importância de organizar a sua estante.



- Continuando as matérias estrangeiras, o Paris Review publicou uma série de documentos de
um garoto de 16 anos , em 1963, decidido a provar para sua professora que os escritores usavam símbolos em seus livros de forma muito consciente. Ele mandou cartas para dezenas de escritores da época fazendo a pergunta e pasmem, muitos deles responderam incluindo Kerouac, Bradbury, Norman Mailer e afins.

- Na semana em que a Cosac Naify lançou uma nova versão (de luxo e cara) para Guerra e Paz, do russo Tolstói, diretamente vertida do russo para o português, a Folha publicou uma matéria discutindo a importância do papel do tradutor na literatura.

- Até amanhã (domingo, 18/12) acontece a  2ª Feira Itinerante dos (Mais Belos) Livros e Afins, em São Paulo. A Raquel Cozer (jornalista de literatura da Folha) comentou sobre as aquisições dela e do namorado na Feira. Morri de inveja.

- Para finalizar uma bela (e extensa) entrevista com o quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli. Na semana em que ele lançou seu mais novo trabalho ¨Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente¨ o blog do Rio Comicon publicou uma entrevista em que ele fala sobre a estranha doença do mundo. 

Imagem da Semana: 

- Campanha da livraria Lituana Mint Vinetu em favor da leitura: Seja uma outra pessoa



Se divirtam e ótimo fim de semana, people!

Comentários