"Ikigai": Os segredos dos japoneses para uma vida longa, de Héctor García e Francesc Miralles

Capa do livro Ikigai (foto de @abyssal_waters).
Como viver uma vida plena? Temos diante de nós uma pergunta que é exaustivamente tema de palestras, conferências, coachings, guruzadas e assim por diante. Por mais que 90% dos palestrantes e livros façam parecer fácil, esse questionamento é muito complexo. Várias são as fórmulas e receitinhas de sucesso. Elas estão sendo vendidas a granel; tem para todos os gostos. Cabe ao indivíduo selecionar e filtrar o conteúdo de acordo com os seus interesses, valores e objetivos. 

Partindo dessa perspectiva, encontrei o livro Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, escrito por Héctor García e Francesc Miralles e publicado no Brasil pela editora Intrínseca. A obra aborda a filosofia do "ikigai" que, a grosso modo, significa algo como "a felicidade de estar sempre ocupado". Segundo o pensamento nipônico, a vida precisa valer à pena, ter um propósito, um sentido maior. É óbvio que todos sentimos forte atração por uma existência de "sombra e água fresca", mas quem acha verdadeiramente o seu ikigai entende que há algo muito maior e mais forte do que conforto e estado "morno". 

García e Miralles partiram em busca de respostas e viajaram para Okinawa, uma ilha japonesa cuja população ultrapassa facilmente os 100 anos. Nesse pacato lugar concentra-se o maior número de centenários do mundo. E se você imagina que se trata apenas de uma "sonífera ilha", paraíso perfeito para aposentados, está enganado. Corpos velhos e mentes jovens se movimentam constantemente com longas caminhadas e exercícios físicos, trabalhando de sol a sol em suas hortas. Há um enorme senso de comunidade e ajuda mútua entre os moradores. Não há reclamações, lamúrias e praguejos. Há determinação e trabalho duro.

Ikigai traz entrevistas com os centenários e descreve como essa comunidade vive, do que se alimenta e o que a motiva. Há também exposição de técnicas mentais e comportamentais, além de um mini-manual de exercícios físicos praticados pelos habitantes de Okinawa (essa parte, especificamente, é o que podemos chamar de filler, pois não aprofunda nada e sai um pouco da rota na hora de explicar o tema).

Se você tem interesse em técnicas de aperfeiçoamento pessoal - que não sejam pastosas ou cardíacas, dois extremos da moeda - este livro é uma boa opção. Se quiser viver mais do que 100 anos, a hora de saber como é agora.

---

Informações adicionais relevantes:

Livro: Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz
Tradução: Elisa Menezes
Páginas: 208
Lançamento: 2018


Comentários