Cursos de Biblioteconomia

O bibliotecário necessita de uma formação apropriada para desempenhar as funções da sua profissão, mas são poucos os funcionários das bibliotecas que se submetem a cursos profissionalizantes ou até mesmo superior.
O estudo da biblioteconomia é oferecido por inúmeras universidades do Brasil, públicas e particulares.
Mais do que ordenar livros, o bibliotecário precisa organizar informações. O profissional lidará diariamente com o público, por isso é necessário que seja carismático e comunicativo. Usar programas de computadores que auxiliem o trabalho também é uma missão do bibliotecário, essa tecnologia está ganhando significativa importância na área. A UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) promove o melhor curso de biblioteconomia em SP, disponível no período diurno no campus de Marília. Com duração de quatro anos, a formação fornece uma base sólida aos estudantes, que desenvolvem projetos de pesquisa dentro da própria faculdade. Esse curso gratuito desenvolve diversas competências nos alunos, como recuperação e disseminação de informações e o procedimento para armazenar dados no sistema de organização.
O curso para bibliotecário gratuito da UNESP incentiva o aluno a fazer pesquisas científicas, trabalhos complementares que fornecem novos conhecimentos a cerca da área.
O programa de pós-graduação em Ciências da Informação é muito procurado pelos profissionais que já concluíram o curso superior de biblioteconomia.

O Mercado de Trabalho 
A expansão de instituições de Ensino Superior e de escolas técnicas aumenta as vagas para os bibliotecários, já que esses estabelecimentos precisam organizar seus bancos de dados e acervos.

“Grande parte dos recém-formados consegue emprego com facilidade logo nos primeiros seis meses”, diz Daniela Pereira dos Reis de Almeida, vice-coordenadora do Conselho do Curso de Biblioteconomia da Unesp de Marília. A necessidade das empresas de obter e utilizar a informação como ferramenta para aumentar a competitividade possibilita ao bibliotecário trabalhar nas áreas ligadas à tecnologia e à internet. Estas são o novo atrativo para o bacharel, que atua na organização de conteúdo em espaços virtuais, como intranet, na gestão de serviços de informação e na avaliação de conteúdos em bibliotecas digitais. Nesse campo, há oportunidades em empresas, centros de documentação públicos e privados, museus, editoras e livrarias. Hospitais, escritórios de advocacia e ONGs também são fontes de oportunidades. Os órgãos públicos abrem concursos regulares para contratar o profissional. As bibliotecas do Poder Judiciário são as que mais têm buscado esse bacharel. “Outros exemplos de empregadores são a Petrobras e a Marinha”, completa a coordenadora Daniela Almeida. Ele também encontra trabalho em centros culturais, salas de leitura e de lazer, galerias de arte, brinquedotecas, cinematecas, pinacotecas e videotecas. São Paulo é o estado que mais emprega, mas há boas ofertas no Rio de Janeiro e em Brasília, nas áreas de gestão de serviços e análise de informação. Também há crescimento do mercado de trabalho nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Caso os bibliotecários estejam interessados em obter uma formação, mas não disponham de tempo, a dica é procurar um curso de biblioteconomia à distância, que são encontrados normalmente no formato semi-presencial. A UAB (Universidade Aberta do Brasil) oferece o curso de bacharelado na área graças a sua parceria com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFC). Voltado para os profissionais já atuantes em bibliotecas, o curso de biblioteconomia EAD ainda está em fase de planejamento, com o seu conteúdo sendo produzido por grandes profissionais dessa área.


No SENAC há o curso Técnico em Biblioteconomia
No Wikipédia consta uma lista das escolas de biblioteconomia existentes no Brasil.
A UNIFAI de São Paulo oferece um bacharelado em biblioteconomia com duração de seis semestres.
Na FESPSPum dos cursos mais conceituados de Biblioteconomia do Brasil, além do curso na USP

Comentários

  1. queriiida, cada vez que venho aqui , vejo que o blog cresceu muito! Parabens pelo sucesso ^^

    grande abraçoo

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas amigas formadas pelo técnico SENAC e pela UFPE.
    A amiga que fez UFPE hoje trabalha em outra universidade como gerente de Biblioteca.
    Ambas amaram o curso! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)