Copa de Literatura 2018: Islândia x Croácia

Se você perdeu as "partidas" anteriores clique AQUI!

É muito gostoso fazer este tipo de post porque acabamos conhecendo escritores que nem imaginávamos que poderiam existir e que são muito importantes para a literatura do país e do mundo.
A cada pesquisa, uma descoberta e gosto de dividir com vocês leitores! 
Hoje os escritores realmente são desconhecidos para mim, confesso que não li nenhum ainda, mas já fiquei com vontade de um dia poder lê-los.

Grupo D
Croácia x Islândia



Ivo Andric (1892-1975): Foi um escritor jugoslavo (antes do desmembramento de países como Croácia, Bósnia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Kosovo). Mas Ivo se considerava croata. Ganhou o Nobel de Literatura em 1961. Suas obras mais famosas publicadas no Brasil é A Ponte Sobre o Drina, A Velha Menina e O Pátio Maldito. Suas obras retratam o cotidiano da Bósnia e países vizinhos. Escreveu as suas primeiras obras em croata, passando depois a escrever em sérvio (70% da sua obra), enquanto apoiava a ideia de uma língua servo-croata, como a maioria dos sérvios e croatas contemporâneos.

Halldór Laxness (1902-1998): Escritor islandês que ganhou o Nobel de Literatura em 1955. Durante sua carreira escreveu 51 romances, poesia, artigos de jornal, livros de viagens, peças de teatro, contos e outras obras. Os livros traduzidos para o português foram “Gente Independente” , O Grande Tecelão da Caxemira (em que retrata sua experiência no catolicismo), O Livro do Povo e Poemas.





Gostaram?

Ah! Para este post me ajudar os seguintes sites: Leia pra Viver e Revista Estante 

Dica:
Ah! A Amazon está liberando cupons de descontos de até 70% em Literatura até 29/07/2018.




Comentários