Escritores nascidos em 30 de Dezembro

Sabe quando você está aniversariando, e daí fica pensando sobre a vida, o que você fez e o que pretende fazer? Pois bem, estou nessa vibe (rs).
É o primeiro post que eu faço sobre meu próprio aniversário, mas não estou aqui pra falar especificamente sobre mim, mas desta data: 30 de dezembro.

Eu sempre achei que era “única” no mundo que achou de nascer justamente no dia 30 de dezembro, digo isso porque no meu círculo social e profissional, nunca conheci ninguém que fizesse aniversário no mesmo dia que eu. Daí eu resolvi pesquisar mais sobre os/as “felizardos(as)” que assim como eu, tiveram festas e comemorações furadas porque todo mundo estava viajando e/ou muito preocupado com os preparativos da virada do ano.  

E como estamos no Dose Literária, aqui vai uma listinha dos escritores capricornianos nascidos no mesmo dia desta que vos fala:

Luís Câmara Cascudo – 30/12/1898




Nascido no Rio Grande do Norte, foi um historiador, folclorista e antropólogo que se dedicou ao estudo da cultura brasileira.

Vale a pena conhecer: 

Contos Tradicionais do Brasil
Tive contato com este livro através de um seminário que assisti na faculdade.  Infelizmente não pude lê-lo ainda (fica a dica pra quem quiser dar um presente pra mim 😜). 
Segundo a sinopse, este livro é o resultado das pesquisas de Luís da Câmara Cascudo acerca da tradição oral brasileira na forma de contos e o folclore. Nesta obra foram reunidas mais de 80 contos populares brasileiros, divididos em 12 grupos - ''Contos de Encantamento''; ''Contos de Exemplo''; ''Contos de Animais''; ''Facécias''; ''Contos Religiosos''; ''Contos Religiosos''; ''Contos Etiológicos''; ''Demônio Logrado''; ''Contos de Adivinhação''; ''Natureza Denunciante''; ''Contos Acumulativos''; ''Ciclo da Morte e Tradição''.


Rudyard Kipling - 30/12/1865



Romancista e poeta inglês, suas obras retratam o Império Britânico. Recebeu o prêmio Nobel de literatura de 1907. É mais conhecido por seu livro "The Jungle Book" de 1894 (Mogli - O Menino Lobo. É considerado o maior "inovador na arte do conto curto"; os seus livros para crianças são clássicos da literatura infantil; e o seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante.


Vale a pena conhecer:

O homem que queria ser rei e outras histórias
O conto “O homem que queria ser rei” ganhou adaptação para o cinema no filme homônimo dirigido por John Huston, com Sean Connery, Michael Caine e Christopher Plummer no elenco. Uma divertida história de dois aventureiros na Índia do século XIX que decidem procurar um lugar no mundo onde poderiam reinar.

(Quero de presente também 😜).
"Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo...”



Al Purdy - 30/12/1918


Um dos maiores poetas canadenses do século 20, seus poemas retratam a natureza transitória da vida humana. Foi amigo do escritor Bukowski e trocaram cartas que foram publicadas neste livro:



THE BUKOWSKI / PURDY LETTERS, A DECADE OF DIALOGUE, 1964-1974 


Infelizmente ainda não temos uma edição brasileira e assim não temos edições traduzidas para o português. 









Bom, depois desses exemplos, meu vazio existencial até passou... Vai que estarei neste hall de escritores algum dia... Tô brincando. 🤣


Parabéns pra eles... e pra mim!
Feliz 2018!

Comentários