Um dia, de David Nicholls

Minha conclusão sobre "Um Dia" (original One Day, tradução de Cláudio Carina, editora Intrínseca, 2011, págs. 416) pode ser resumida em uma frase rápida: essa não é uma história de amor. O inglês David Nicholls trouxe um enredo que percorre dos anos 1980 a meados de 2000, apresentando as décadas, acontecimentos, felicidades e frustrações do mundo através dos personagens Dexter Mayhem e Emma Morley. Comecei a ler o romance pensando que encontraria uma história de amor jovem que seria capaz de atravessar os anos, mas esbarrei na biografia de um rapaz egoísta, vaidoso, exibicionista, bêbado e solitário, uma figura marcante da conhecida geração yuppie

Iniciamos a leitura situados no final dos anos 1980, com Dexter e Emma se conhecendo, passando uma noite juntos - de conversa - e finalizando a faculdade. Seguimos ano após ano, sempre no dia 15 de julho (dia de São Swithin - que, provavelmente, ficou mais conhecido ao redor do mundo depois do lançamento do livro), onde Dexter e Emma se encontram. Os dois - por alguma razão alheia a eles mesmos e a nós, leitores - não conseguem desenvolver um relacionamento e ficam em uma longa e injustificada amizade. Dex maltrata e faz pouco de Em (não, não estou falando de "Malhação") e ela, apesar de todo o sofrimento, continua firme e forte ao lado dele. 

Entre namoros fracassados de ambas as partes, indecisões, torturas mentais para Emma e uma tragédia familiar para Dexter, os dois vão percorrendo os anos até alcançar à maturidade. Em algum ponto do livro, o beberrão Dexter precisa encontrar sentido para a vida. E adivinha quem vai estar lá, sempre apaixonada e disposta a ajudar? Sim, ela mesma: a pobre Emma.

O site Nó de Oito publicou seis estereótipos femininos que Hollywood precisa parar de usar. David Nicholls utilizou todos. Repassando de forma rápida:

1 - Mulheres cujas vidas se transformam com um bom trato no visual

Dexter vive mencionando o quanto Emma é bonita, mas largada, sem cuidado com a aparência. Na narrativa, ele faz menção às roupas e ao modo de se comportar dela - muito estudantil e nada fino. Em determinado momento, Emma muda o visual, deixando Dexter satisfeito - um "homem-entulho" que jamais a mereceu.

2 - Mulheres deslumbrantes, mas desastradas

Emma é sinônimo de desastre, de coisas que não deveriam ser ditas mas são ditas, entre outras fatalidades. 

3 - Mulheres que privilegiam a carreira ao invés da vida pessoal (e se descobrem infelizes com isso)

Emma começa a vida profissional de forma desastrada - enquanto Dexter brilha, mesmo que de forma ridícula. Quando começa a se dar bem, Emma percebe que o amor fala mais alto.

4 - Mulheres que largam tudo pelo verdadeiro amor

Exatamente o que Emma fez.

5 - Mulheres que se voltam umas contra as outras

Emma não se dá bem com nenhuma namorada de Dexter e há sempre algo de debochado e ridículo para comentar.

6 - Mulheres que não conversam entre si (e se conversam, é sobre homem)

Essa é a relação de Emma Morley com Tilly Killick, sua colega de quarto.

Certamente, "Um Dia" não seria aprovado no Teste de Bechdel, já que Emma parece estar ali somente para justificar a existência de Dexter. É sobre ele, afinal, que o livro circula.

De positivo, ficam os diálogos sobre as crises profissionais e existenciais enfrentadas pelos personagens em cada etapa de sua vida, e a forma como as exigências sociais conseguem destruir e desfigurar sonhos juvenis - quando não se há força para mudar. O começo do livro despenca com diálogos fracos, bem bobos. Do meio para o final, na fase madura do casal de amigos, percebemos um avanço na forma como as situações vão se desenrolando - o que fica claro nas preocupações e vivências dos personagens. 

Confesso que esperava muito mais da obra e não me empolguei com o destino dos personagens. Se as questões que levantei acima não são capazes de provocar desconforto ou aflição na sua mente, vá em frente. Caso contrário, leia com atenção e fique somente com aquilo que for bom. 

##

Confira o trailer do filme inspirado no livro. Se preferir, leia a outra resenha publicada no Dose Literária sobre "Um Dia".

Comentários