Semana de Halloween: Edgar Allan Poe



EDGAR ALLAN POE

1809 - 1849



Será mesmo que preciso apresentar este ícone da literatura mundial? Se você leitor(a) mora neste planeta já dever ter ouvido falar de Edgar Allan Poe que foi um mestre do gênero policial e da literatura "gótica". Caso realmente nunca tenha ouvido o nome Poe na sua vida, indico os posts da fã Anna Costa e da nossa colaboradora Mara Vanessa que apresentaram maravilhosamente a personalidade e as obras de Poe: 

Vendi fiado a Edgar Allan Poe - por Mara Vanessa


Além de contista e ensaísta, Poe foi um grande poeta. Suas obras repercutem até hoje e são objetos de estudo em universidades pelo mundo inteiro. A influência de seus contos e poemas na arte, seja na música, no teatro, no cinema, na literatura e etc tem um valor inestimável. Já falamos sobre alguns desses poemas aqui no blog:


Além dos citados acima, outro poema que acho lindo é Annabel Lee traduzido por Fernando Pessoa (outro escritor maravilhoso!) que você pode ler aqui e o original em inglês aqui.
Segue trecho:


Existem diversas adaptações de música (para todos os gostos!) deste lindo poema, separei algumas que você pode ouvir na playlist do Dose Literária no Spotify, inclusive uma canção em espanhol.

Annabel Lee por:

Lord of the Lost (lindo!!!!)
Matthew Gray Gubler (narração em inglês)
Radio Futura (em espanhol)



Histórias Extraordinárias

minha edição
Uma compilação dos contos de Poe muito conhecida é o livro Histórias Extraordinárias que a amiga Mara Vanessa já comentou por aqui.
Esta edição que ganhei da Amanda foi publicada pelo selo Companhia de Bolso da nossa parceira Companhia das Letras com apresentação e tradução de José Paulo Paes.
Contém 18 contos entre eles os mais conhecidos e divulgados: O Gato Preto, A carta roubada, O poço e o pêndulo, A queda da casa de Usher e A máscara da morte rubra. 







Indico agora as adaptações cinematográficas dos meus contos favoritos ;)

O Gato Preto




A Máscara da Morte Rubra






Bom, espero que tenham gostado das indicações ;)

Até a próxima!

Comentários