A teus pés - Ana Cristina Cesar

Quando apresentei A teus pés de Ana Cristina Cesar, falei das minhas expectativas em relação a leitura deste livro que na verdade é uma compilação de outros breves volumes que a escritora havia publicado entre 1979 e 1980.


Ana Cristina Cesar foi homenageada este ano na Festa Literária Internacional de Paraty e assim acabou trazendo mais visibilidade para suas poucas obras, por conta do falecimento precoce e no auge de sua carreira e vida.
Li uma matéria com o perfil da escritora que foi publicada na edição 105 da Revista Cultura que a descreve como poeta marginal influenciada por grandes escritores: de Oswald de Andrade a Charles Baudelaire, entre outros...

"Sua escrita incorpora a dicção antiliterária da 'poesia marginal' do começo dos anos 70, que buscava o tiro certeiro da poesia-minuto e o tom coloquial. Ao mesmo tempo dialoga com uma sólida formação literária, em que coabitam a tradição moderna, a poética da citação e uma curiosa 'lirica de transbordamento'." 

Eu confesso que não sei ler e analisar poesia, pois cometo o pecado mortal de confundir lirismo e técnica com sentimentos. Sabe quando você gosta de uma música, mas não sabe tocar nenhum instrumento, não tem ideia de ritmo, rima e etc? Sabe quando você gosta da música porque se identificou com a letra ou que a sonoridade agradou sua audição ou porque te fez lembrar algo? Pois é assim que leio poesia. Se a poesia não me toca, se não estou nela - então não significou nada, o que é diferente quando leio prosa. Infelizmente, a poesia de Ana não me trouxe nada. 

Já tenho imensa dificuldade de falar e analisar as poesias que gosto, agora imagina falar de algo que simplesmente não me causou nenhuma impressão, nem sequer um desconforto. 
Talvez vou precisar reler a obra em um outro momento da minha vida para tentar entender a estética ou não estética de Ana C. Cesar.

Por ora, indico a resenha que a Maria Valéria fez para o livro Poética (também em parceria com a Companhia das Letras) que contém esta obra para que vocês não saiam daqui sem resposta.

Comentários

  1. poxa, Pathy... uma pena que os versos de Ana não tocaram você.... eu tb não costumo me basear em técnicas de escrita ou coisa do tipo. comigo é tudo muito sensorial... entendo você...
    vi esse livro na cultura outro dia e achei linda a edição... e sim, ele está incluso no Poética...
    bjs...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)