Caixa de Correio #13 - Diário do Farol, de João Ubaldo Ribeiro

Recebi em meados de maio um exemplar de Diário do Farol, do autor João Ubaldo Ribeiro, publicado pela Editora Companhia das Letras, em parceria com o Dose Literária... Será minha estreia com o autor, e pelas indicações que recebi, certamente será um autor por quem irei me apaixonar... Estou com boas expectativas quanto a leitura e em breve trarei a resenha dele aqui para vocês saberem mais sobre a obra...



Sinopse [retirada do Skoob]:

Em Diário do farol, um clérigo amoral e inescrupuloso relata as maldades que perpetrou ao longo da vida. Os maus-tratos que sofreu na infância mudaram profundamente sua forma de ver o mundo- ele constatou que não havia motivos para ser bom, e decidiu que seria para sempre mau. Deixando de lado o filtro de qualquer valor moral, o padre lança mão de astúcia, dissimulação, violência e todo tipo de recurso torpe para atingir seu principal objetivo – tornar-se o pior dos seres humanos. Com sua prosa engenhosa, João Ubaldo Ribeiro constrói um protagonista memorável, capaz de dialogar intensamente com o leitor e levá-lo a questionar os limites da moralidade humana.


 




Diário do Farol
Autor: João Ubaldo Ribeiro
Editora: Alfaguara [Selo da Companhia das Letras]
Ano: 2016 
216 páginas 














"João Ubaldo foi um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. Ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987."

Alguém já leu João Ubaldo? Me contem nos comentários... Até a próxima caixinha de correio... 

Comentários

  1. Eu li o Diário do Farol há uns dois anos. Lembro que foi uma leitura muito intensa e pesada. A história do livro é muito forte, e o trabalho psicológico do protagonista, um psicopata, é fantástica. Um dos melhores livros brasileiros que já li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, achei o personagem vil ao extremo... e me encantei pela forma como Ubaldo construiu toda a história a partir da perspectiva de tal personagem...

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)