A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

Marina foi o primeiro livro do escritor Carlos Ruiz Zafón que li. Foi amor a primeira lida. Mas o a Sombra do Vento foi pra mim um reforço, uma comprovação de que esse escritor não brinca em serviço e que em se tratando de criar uma história maravilhosa, é com ele mesmo.

A história começa em 1945 quando Daniel Sempere nosso protagonista de 10 anos e pouco acorda aflito por não lembra-se do rosto de sua mãe já morta e seu pai revolve contar, na verdade mostrar, um segredo que mais ou menos com sua idade seu pai lhe mostrara. O cemitério dos livros esquecidos. Um local em Barcelona, uma biblioteca, onde ficam guardadas todas obras de autores que sumiram com o tempo, que pararam de circular. O garoto escolhe um livro chamado a Sombra do vento, esse livro vai acabar por mudar toda a sua vida.
O mistério de tudo começa porque Daniel ao tentar saber mais sobre seu autor Julían Carax, descobre que o mesmo pouco sucesso fez e que seus poucos romances começaram a ser queimadas por um estranho homem sem rosto...devido a isso a vida do garoto passa a correr perigo pois o único livro que resta do autor é esse que está em sua posse.
Ao mesmo tempo disso vamos vivendo junto com Daniel, acompanhando seu crescimento e sua vida, também o seu amor platônico por Clara Barceló.

O ambiente desse romance é todo propenso para suspense, as descrições de Barcelona, a guerra, tudo serve de um plano de fundo perfeito para a atmosfera da história. 
O mistério que ronda a tudo isso é bem denso, Zafón é mestre quando se trata de criar várias histórias dentro umas das outras, entrelaça-las e no fim fazer tudo se encaixar perfeitamente sem nem um furo.
Temos personagem muito bem construídos, cheio de dilemas, com passados obscuros e que emocionam e fazem o leitor se identificar ou odiar.
E por fim claro, a escrita, poética e cheia de figuras de linguagem que deixam tudo quase que palpável ao leitor. Perfeito!

Acho muito difícil falar desse livro sem entregar mais do que devo e acho absurda a ideia de estragar essa história para alguém, porque, acho que quem chegar a ler, tem que ser como eu, sem saber quase nada para ser pego nas surpresas e reviravoltas. 
O bacana é que o livro faz parte de uma série sendo que esse é o primeiro, no entanto, não há necessidade de ler na ordem para que haja um entendimento da história (só se quiser mesmo). 
Por agora só posso dizer que indico, é um livro obrigatório para os amantes da boa literatura!

Comentários

  1. Caramba, eu sempre vi esse livro em todos os lugares! Há muitos anos que eu o vejo em livrarias, e até em supermercados hahaha
    Ele sempre me chamou atenção, mas acho que nunca o bastante (ao menos, não tanto quanto os que estavam ao redor dele) para que eu chegasse a comprá-lo, mas gostei muito da sua resenha, achei ela muito positiva.
    Adoro livros poéticos, acho que chegou a hora d'eu finalmente comprá-lo! :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  2. Tisa...pois compre! Zafón conseguiu com esse livro, agregar tantos, mais tantos gêneros juntos que não tem como deixar de agradar qualquer leitor.
    Se ler, volte aqui e conte o que achou ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)