Misery - Stephen King

Texto escrito pela colaboradora Jéssica Henriques.

Paul Sheldon é um escritor famoso principalmente por seu trabalho com as histórias que dão o título a este livro, Misery.
Um dia, ele sofre um grave acidente de carro e é resgatado pela ex-enfermeira (e também fã de suas histórias) Annie Wilkes, que o leva para sua casa isolada da cidade para cuidar dele.


Devido às dores extremas nas pernas de Paul, a enfermeira Annie passa a ministrar uma medicação forte a base de morfina e em pouco tempo ele se torna dependente; a falta da droga é mais um sofrimento a ser vencido, e por isso ele se arrisca.
Com o passar dos dias, a consciência de Paul vai retornando e ele começa a se dar conta de que os cuidados de Annie vão além da hospitalidade. Ela tem planos para ele e o mantém refém.
No momento do acidente, Annie estava a terminar o último romance. A decepção com o final se revela fisicamente para Paul, pois ela passa a exigir em devaneios que ele escreva um novo final para sua história em Misery, um livro só seu, sua fã número um. Para estimulá-lo, ela tem vários recursos não tão convencionais.

Paul está para Annie assim como Sherazade para o Sultão Shahryar em “As Mil e uma Noites”, famoso conto árabe.
Ele acaba usando o livro para ganhar mais tempo, já que as atitudes de Annie não o deixam pensar em um final diferente: morte.

Será que o fim de Paul será como a prisioneira da obra “O Colecionador”¹ de John Fowles? Ou como a astuta Sherazade de “As Mil e uma Noites”?

Sherazade e o Sultão (Imagem de 1001 noites em Dubai)

Stephen King tem uma escrita maravilhosa. Geralmente leio seus livros em poucos dias, e minha primeira experiência com seus escritos foi com um livro  resenhado aqui pela querida Eni - O Iluminado. Muitas de suas obras tem adaptações para o cinema, o que é o caso de Misery, porém acabam sendo de certa maneira alteradas. No livro o autor não nos poupa da realidade da psicopatia e terror puro e cru, sem enfeites. 
As referências usadas por ele só nos instiga a pesquisa por outros títulos. As referências mostram o quanto Stephen pesquisa, estuda e se dedica às suas personagens.
Amor declarado ao mestre do terror.

Louca Obsessão (Misery) - 1990: A atriz Kathy Bates foi muito elogiada interpretando a enfermeira Annie.
***
¹ O COLECIONADOR (John Fowles): F. Clegg é um colecionador de borboletas que obcecado pela beleza da jovem Miranda, sequestra e a mantém refém em um porão por meses. 
Um caso verídico aconteceu na Áustria: Natascha Kampusch foi raptada quando tinha 10 anos e mantida em cativeiro por 8 anos, sofrendo diversos tipos de agressões e abusos. Seu raptor tinha lido o livro¹ e meio que se "inspirado" nele para cometer o crime. 



Posts relacionados:
- 3.096 dias: Memórias da vítima Natascha Kampusch

Comentários

  1. Adoro Stephen King e esse livro me deixou muito curiosa, imagino como deve ser desesperador ficar refém de alguém que inicialmente você achou que fosse te ajudar.. parabéns pelo texto!


    Blog Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e Carol o interessante e isso mesmo, essa dependencia que ele cria com sua algoz, e o bacana da historia, King e mesmo o Cara! Um beijao Carol :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Apaixonei por Stephen King, quando estava na Facul de Serviço Social, o contato foi "Um Sonho de Liberdade", dali em diante, sempre estava às voltas com aluma boa historia contada por ele,,,
    Resenha perfeita...torci muito para que Paul saísse , fugisse, enfim,foi bem tenso!! e perfeito!
    Não é bem meu estilo predileto em termo de livros, mas tem uma trama que nos faz queerer ler, querer mais...então fiquei sim curiosa a respeito, graças à sua resenha...
    Parece uma historia intrigante, empolgante também.Vou adorar conferir a resenha,,,Parabéns pela parceria, e que ela renda muitos frutos!
    Bijinho
    Alessandra R. Cruz
    Blog Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, suas palavras me encheram de alegria! O imporante e isso, despertar o interesse na leitura... obrigado querida! Ate a proxima :)

      Excluir
  4. UAU. Gosto e King mas ainda não tive chance de ler esse dele. Anotando em minha listinha, Jess ^^

    ResponderExcluir
  5. Adoro Stephen King, só não o leio mais porque geralmente os preços dos livros dele chegam exorbitantes por aqui, né? :'(
    Eu fiquei com uma dúvida a leitura de Misery foi feita em inglês?
    Porque a não muito tempo li uma resenha onde a menina dizia que o livro ainda não havia sido lançado no Brasil.
    Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kris td bem?
      Entao, o meu exemplar adquiri no Submarino, consegui pegar uma promoçao boa... e esta em portugues :)
      Depois da uma olhadinha la!
      Um beijao <3

      Excluir
  6. Curti demais o filme e estou correndo atrás do livro! Adorei o texto, Jessy! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mara! A gente vai melhorando a cada novo texto, fico feliz de saber que voce gostou... o incentivo de todas e fundamental, amo voces e o Dose! Sinta-se abraçada!!! Bjs ;)

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)