Resenha: Quando eu era Joe (Keren David)

Resenha escrita pelo nosso amigo e leitor Ítalo Costa

Imagine se você presenciasse um assassinato. Imagine também a polícia te forçando a lembrar uma coisa que você prefere esquecer...

Assim é Quando eu era Joe narrando em primeira pessoa a vida de Tyler Lewis e a sua transformação em Joe. 
Ty entra no programa de proteção à vítima, pois presenciou um assassinato com pessoas perigosas envolvidas no meio. Ele se vê obrigado a junto com sua mãe, mudar de cidade e de identidade. Ao se mudar para seu novo lar, Tyler que sofria bastante bullying na sua escola antiga em Londres, porque vivia nas sombras de seu amigo Arron, ao tornar-se Joe, ele passou a ser o centro das atenções e inclusive, a fazer sucesso com as meninas. 
É aquele coisa...de tanto ele mentir, passou a acreditar na própria mentira. O tipo de livro em que você vai encaixando peças e dizendo palavrões, porque não esperava nada daquilo.

Ao mesmo tempo, vamos vendo no decorrer dos dias, a nova rotina de Joe: ao entrar na escola nova por coincidência, ele descobre seu talento por corrida. Mas ele começa a causar uma certa inveja nos outros alunos. A partir daí, Joe passa a tratar as pessoas como ele era tratado antes.
Temos também trechos do que aconteceu no assassinato, vindo em forma de flashbacks. Com o desenvolver da história vamos conhecendo um pouco sobre o relacionamento dele com sua mãe: uma relação distante e conflituosa visto que ela deu a luz muito cedo, tendo somente 15 anos de idade e teve todos os seus sonhos estragados. 
Vários personagens interessantes vão aparecendo, junto com histórias chocantes. O livro é bom, mas se eu for dar minha opinião, eu direi que não gostei muito do Joe. Mas eu não sei se foi o propósito da autora criar o personagem meio "aborrescente". 
Indico para quem gosta de histórias eletrizantes, corridas e cheias de suspense. E também para quem gosta de livros YA porque acho que esse se encaixa no gênero.

Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.

Comentários

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)