
E é por isso que eu adoro reler, para reviver o que foi sentido na primeira leitura.
Rita está crescendo da escritora Telma Guimarães Castro Andrade foi um livrinho que li por indicação, na verdade na época esse livro virou uma febre entre as minhas amigas de classe. Não foi um livro indicado por professor, mas basicamente quase que minha turma toda leu (ao menos as garotas *risos*).
O livro é sobre a Rita do título. Uma garota pré-adolescente que acaba de "virar mocinha" (que eu lembro ser o termo da época para quando uma garota menstruava - e eu odiava ¬¬´). Acompanhamos a história dela através de um diário que ela começou a escrever e que abarcará um bom período de sua adolescência, uma época de mudanças. O livro é gostoso de se ler e bem fininho. A linguagem é informal já que é tudo narrado pela Rita. No seu diário lemos tudo. Suas dúvidas, suas decepções e alegrias, primeiro beijo e por aí vai. É um livro que me empolgou muito tanto na época que li, como na releitura recentemente.
O outro livro que reli foi o Histórias da Turma da Márcia Kupstas. Na época eu lembro que me chamou a atenção porque as ilustrações da edição que eu li eram da Cláudia Scatamacchia e eu gosto muito dos desenhos dela desde meus livros infantis.
Descobri na introdução do livro que ele na verdade era uma coleção de histórias que a escritora publicou na época que tinha uma coluna na revista Capricho.
Nunca fui muito de ler revistas, mas adorei a reunião de histórias. O livro tem várias histórias sobre um grupo de amigos que moram no mesmo prédio, jovens com idades aproximadas, alguns muito amigos, outros nem tanto mas que convivem uns com os outros. É uma turma grande e até relendo eu tive um pouco de dificuldade de assimilar tantos nomes. Porém é uma leitura muito prazerosa e isso não é um fator que atrapalha em nada, só questão de acostumar.
Assim como no livro Rita está crescendo, o foco aqui é a vida desses adolescentes e suas crises, a diferença é que são muitos deles e cada um tem sua "atuação". Temos temas como: racismo, sair de casa, separação do pais, ciúmes, casamento, enfim, são muitos assuntos tratados em poucas páginas, mas de forma muito bem direcionada a adolescentes. Minhas histórias preferidas foram: A gorda, O metaleiro perigoso e A Cerimônia Dark.
Claro que eu devo ressaltar que esses livros são um pouco antigos (os dois foram publicados no final dos anos 80 começo dos anos 90) e temos muitos termos e gírias antiquadas porque eram usadas naquela época e a galera de hoje em dia pode achar estranho...mas não é nada impossível de se entender também.
Postagens relacionadas:
Livros que marcaram minha adolescência.
Resenha do Livro Roda Mundo
Resenha do Livro Mariana por Mara Vanessa
Infelizmente não me restaram muitos livros da minha infância para eu reler (snif!)
ResponderExcluirAdorei seu relato dos livrinhos, gostaria de lê-los algum dia. Beijos
Se achar oportunidade, leia mesmo Pat ;) talvez não te marquem tanto como a mim mas garanto que vai se divertir.
Excluirdevem ser leituras bem interessantes, fiquei interessada em especial no último ^^
ResponderExcluirbjs, Tama.
São sim Val, são ótimas leituras. Te conhecendo eu acho que você gostaria mesmo do histórias da turma.
ExcluirQue bom que gostaram. Adoro fazer resenha de livros que li quando era criança ou adolescente...eles me ajudaram a crescer e serviram de base para leituras mais complexas e intensas.
ResponderExcluirGente, eu li hoje mesmo na biblioteca o Rita está crescendo huahauha o História da Turma é lindo, fiquei triste quando o livro acabou
ResponderExcluir:P e eu que indiquei!
Excluir