Retrospectiva 2013 - Tamara Costa

Acho que é quase uma regra o fato de que no final do ano, todo mundo quer fazer um balanço geral. Alguns fazem da sua vida, do que foi bom ou ruim...aqui no Dose Literária nós fazemos um balanço é de outra coisa: as leituras :)

Na minha retrospectiva desse ano de 2013, posso dizer que houveram: ótimos livros, bons e aqueles que nem tanto. Já que até num ato tão prazeroso quanto ler, achamos altos e baixos.

Alguns dos livros lidos ou relidos em 2013... e minha Tina sendo curiosa :P
Este ano, li 63 livros e quadrinhos.

Retrospectiva - Do mais antigo ao mais recente:
Os títulos marcados em negrito foram o que fiz resenha e os com (*) são posts escritos pelas outras autoras ou colaboradores do blog.

  1. Batman - A Piada Mortal
  2. Batman - O Cavaleiro das Trevas
  3. Kick-Ass 
  4. Kick-Ass 2
  5. Batman - O Homem que Ri
  6. Coringa
  7. Carol
  8. A Fúria dos Reis
  9. Uma longa queda 
  10. Peanuts Completo: 1950 a 1952 
  11. O Mágico de Oz 
  12. Pequena viagem pelo mundo da Pintura 
  13. O Amor é um Cão dos Diabos
  14. Guia de Cinema 
  15. O Sol Também Se Levanta (*)
  16. O Crime do Padre Amaro
  17. A Cidade Sitiada 
  18. Uma Temporada no Inferno 
  19. Deus, um Delírio 
  20. O Amante de Lady Chatterley (*)
  21. A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra 
  22. Casais - Histórias de Amor que Resistem ao Tempo
  23. Bórgia - Volume 4
  24. Violino 
  25. Lugar Nenhum
  26. Calvin e Haroldo: Criaturas Bizarras de Outro Planeta
  27. Deixa ela entrar
  28. Carmem
  29. O ataque dos perturbados monstros de neve mutantes e assassinos
  30. Razão e Sensibilidade (*)
  31. Simplesmente Irresistível
  32. Coisas frágeis (*)
  33. Daytripper
  34. De volta para casa
  35. Olho por Olho
  36. Guia de Leitura - 100 autores que você precisa ler
  37. A Mensageira das Violetas
  38. A Tormenta de Espadas
  39. A Megera Domada
  40. Onde Estivestes de Noite
  41. O Pequeno Nicolau
  42. Um Estudo em Vermelho
  43. A Vagabunda
  44. Espumas Flutuantes
  45. Balzac e a Costureirinha Chinesa
  46. A Revolução dos Bichos
  47. Breve Romance de Sonho
  48. O Oceano no Fim do Caminho
  49. Divergente
  50. A Insustentável Leveza do Ser
  51. O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra
  52. Uma Casa no Fim do Mundo
  53. Poemas Completos de Alberto Caeiro 
  54. Insurgente
  55. Calvin e Haroldo - A Hora da Vingança
  56. Pequena Abelha
  57. Marina
  58. A Volta do Parafuso
  59. Amaríssimo
  60. Os Gatos
  61. O Diário de Frida Kahlo - Um auto-retrato íntimo
  62. Cascos & Carícias & Outras crônicas
  63. O Médico e o Monstro
Eu também fiz muitas releituras:
Mas também houveram alguns livros que eu não gostei e acabei abandonando...
  • O Sofá
  • Fausto
  • O Auto da Barca do Inferno
  • On the Road
O difícil mesmo, foi fazer o top 5 e escolher os melhores do ano entre livros e quadrinhos. Então, eu separei as duas categorias...vamos aos vencedores!


 Top 5  - Os melhores de 2013 (livros):

5 - Balzac e a Costureirinha Chinesa - Dai Sijie
4 - Breve Romance de Sonho - Arthur Schnitzler
3 - Marina - Carlos Ruiz Zafón
2 - Deixa ela entrar - John Ajvide Lindqvist
1 - O Diário de Frida Kahlo - Um auto-retrato íntimo

Todos os dessa lista basicamente entraram para meus favoritos!
 

Top 5  - Os melhores de 2013 (quadrinhos):

5 - Batman - O Homem que Ri - Ed Brubaker, Doug Mahnke
4 - Batman - A Piada Mortal - Alan Moore, Brian Bolland
3 - Peanuts Completo: 1950 a 1952 - Charles M. Schulz
2 - Daytripper - Fábio Moon, Gabriel Bá
1 -
Bórgia: Volume 4 - Alejandro Jodorowsky, Milo Manara

Dos quadrinhos nem todos entraram para os favoritos, mas todos foram ótimas leituras.
 
Acho que posso dizer que esse foi um ano muito produtivo para mim em relação ao livros. Li muitos autores novos (autores que nunca tinha lido antes), li livros que desejava ler há um bom tempo e li uma quantidade razoável de quadrinhos (não citei The Walking Dead, mas também li muitos números da série). Li clássicos, livros contemporâneos e quebrei alguns preconceitos em relação a lançamentos.

E vocês, como foram suas leituras?
Ótimo 2014, repleto de livros!

Comentários

  1. tô querendo ler O sofá. Vai que eu goste rsrsr
    Ai, On the Road é um dos meus preferidos. Não sei pq tu não curtiu, Tama =/
    ainda vou ler Daytripper, li Bórgia e amei. Tô com O homem que ri pra ler em pdf...
    Frida *--*
    li mais de 10 dessa tua lista hehe
    bjs :DD

    ResponderExcluir
  2. Tamara, adorei a sua retrospectiva! *.*

    Nem sei por onde começar por que GOSTEI MUITO! xD Então vou me ater ao seu top 5 de melhores leituras, TODOS estão na minha lista de querência, principalmente Balzac e a Costureirinha Chinesa e O Diário de Frida Kahlo (uma pena ser tão caro esse)!!!
    Dos quadrinhos, quero ler - algum dia - Batman, Peanuts Completo e Daytripper :)
    Quero ler "Carol" ano que vem, descobri a autora faz pouco tempo e estou bem curiosa em ler os outros livros dela :)

    Sobre as minhas leituras, li MUITA literatura infantil e poucos livros se tornaram meus favoritos, Vermelho Amargo, A invenção de Hugo Cabret foram alguns deles. De quadrinhos, adorei Black Hole e Umbigo sem Fundo <3

    Boas leituras em 2014!

    Beijos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis

    ResponderExcluir
  3. Caraca, 63 livros, Tam!!!
    Dessa tua lista li 10.
    Esse ano li um pouco mais que 20... 2013 foi fraquíssimo de leitura para mim, e sei que 2014 não será muito diferente, mas vamo que vamo. :)
    Amei sua retro, beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)