Enquete: Grifar ou não grifar?

Há um ano e meio atrás publiquei um post em que reuni algumas dicas de conservação de livros, e dei minha opinião sobre o grifo em livros. Este post, inclusive, foi mencionado no site do TRE-RS numa publicação sobre a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

O assunto também foi mencionado e muito bem expresso pela Mara Vanessa no post Grifar ou não grifar? Eis a questão! em julho de 2012.

E este mês quem expôs sua opinião sobre o assunto foi o leitor Luiz Guedes, que escreveu-nos para o contato@doseliteraria.com.br, onde comentou:

Grifar ou não grifar? Eis a questão!

Tenho preferência pelo grifo, e sou testemunho da facilidade para, a qualquer momento, localizar fragmentos importantes. Parece-me que foi Emile Zola que disse o seguinte (paráfrase): quem não estiver disposto a grifar um livro, que compre dois, ou seja, um necessariamente para o grifo e, outro, para enfeite na biblioteca. Trocando em miúdos: é o escritor inteiramente favorável ao grifo.

Atenciosamente.
Luiz Guedes
 

Achei inteligente e bem colocadas as palavras do Luiz e gostaria de saber mais opiniões sobre essa questão.

Há muitos leitores que concordam com o Luiz, outros discordam, e há quem não tenha opinião sobre o assunto por não considerá-lo pertinente.
Independente disso, se você lê livros, provavelmente já se deparou com alguma frase ou trecho que mereceu algum destaque.

Já vi grifos à caneta esferográfica, lápis, caneta marca-texto, marcações com post-its, pedacinhos de papel cortado e até folhas de árvores.

Eu particularmente prefiro os post-its, sempre tenho uns na bolsa, na mesa de trabalho, ou entre os livros. Antes de começar um livro já destaco uma dezena de post-its e colo no interior da contracapa. Mania.
Aliás, a forma com que grifamos, seja à caneta ou não, é puro hábito e cada um cultiva o seu.

O Amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence
Pg. 52 - Ediouro
Escritores lidos - marcações com post-its
Trechos 'grifados' de Aprendendo a Viver - Sêneca

Adoraria saber a sua opinião a respeito do grifo em livros e elaborei uma enquete aos leitores do Dose.

A enquete está na nossa barra lateral direita e daremos o resultado no dia 31/12/13, para votar basta um clique.

Responda e exponha sua opinião também nos comentários.

E se você gosta de ler trechos grifados, conheça o tumblr e o instagram Grifei Num Livro:
Instagram - Grifei Num Livro
Tumblr - Grifei Num Livro


Comentários

  1. eu sou totalmente a favor de grifos. Adoro comprar livros em sebo que tenham anotações, marcações e afins... fico me perguntando o porquê do dono anterior ter separado tal trecho...
    como minha cabeça funciona um pouco como a de Bob [do fantástico mundo] vivo imaginando a história que as páginas de um livro usado carregam, além daquelas escritas...
    Um dia, quem se deparar com um livro meu, poderia ficar pensando o mesmo a meu respeito... seria legal eu estar no 'além' e me deparar com alguém pegando um livro que me pertenceu e fazendo esses questionamentos kkkkkkkkkk que viagem da porra, mas é bem por aí rsrs


    E realmente, é bem prático pra encontrar os fragmentos que nos 'tocam'... ^^

    GRIFEM MUITO heheh

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito a favor dos grifos, além deles escrevo pequenos comentários nos meus trechos favoritos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)