Eu já havia citado esse livro nessa postagem aqui. E só estava esperando a chance de comprá-lo e relê-lo (pela milésima vez!) só para confirmar o que eu já achava...esse livro é uma delícia!
Da escritora Fanny Abramovich e com ilustrações de Paulo Bernardo Vaz (no início de cada viagem) o Roda Mundo é um livro sobre pessoas...sobre sentimentos, sobre sentidos, sobre viagens maravilhosas a belos lugares.
O livro inicia-se com a brasileira Helô em Paris. Curtindo em plena primavera! Indo a cafés, comendo pacotes de cerejas suculentas, admirando a paisagem, estudando, passeando, indo a teatros e cinemas, escrevendo cartas, mandando postais, tendo belas recordações...em Paris ela conhece Jean-Marc e se namoram, mas com o fim da primavera cada um vai para um canto novo. Ela para a Espanha e ele para um verão ensolarado na Itália com um grupo de amigos.
Daí são outros pontos de vista. São outros sentimentos, outras sensações, outras histórias. Jean-Marc e seus amigos viajam de carro por cada cantinho da Itália, brigam, riem, cantam, se alegram, se entristecem mas acima de tudo, vivem. Na Ítalia ele conhece Kate e mais uma vez se vê apaixonado, dessa vez uma paixão de verão...mas Kate volta pra sua terra natal em Washington e lá vive sua rotina no outono da cidade que sente orgulho. Se organiza, vê amigos, sente saudades, joga basquete, estuda, se magoa, corre contra o tempo, conhece gente nova, conhece Robert que no inverno volta para Québec.Volta. Muitos planos, muitos encontros, chocolate quente, neve branquinha, dias de sair, dias de ficar em casa "hibernando", novas oportunidades...uma viagem para Paris. Quem ele conhecerá lá?
O que mais me fez adorar esse livro foi a maneira como a história é contada. Totalmente sem diálogos. A autora não se preocupou em aprofundar todos aspectos da personalidade dos personagens, mas nos dá sempre nuances de suas sensações e acabamos tendo uma leve impressão de conhecê-los mesmo que pouco nos seja mostrado já que os vemos por dentro, por seus pensamentos.
As descrições nos fazem viajar e em determinados momentos sentimos como se estivéssemos lá em Paris com Helô, rodopiando de alegria...ou nos abanando com Jean-Marc no calor da Itália!
Nem preciso dizer que as histórias sobre Paris e a Itália foram as que mais me encantaram pois sou louca pra conhecer esses lugares...
Pouco houve nessa obra que eu não gostasse, talvez uma das personagens na verdade (que me pareceu muito imatura - lembro de ter achado isso quando li o livro novinha e hoje em dia relendo vejo que não mudei a opinião sobre), porém, é uma personagem que no fim de seu capítulo começa a mudar e talvez quem saiba tenha amadurecido no final das contas.
![]() |
Paris na Primavera |
![]() |
Verão na Itália |
![]() |
Washington no Outono |
![]() |
Inverno em Québec |
nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas parece ser muito bom, Tama. :D
ResponderExcluirE sem contar que esse lance das estações do ano em lugares tão bonitos me deixou ainda mais curiosa... hehe
bjs
Val, esse é um livro que me marcou e é muito bonita a maneira que a escritora descreve os locais, tu iria viajar!
ExcluirÉ um ótimo livro, li no colegial e ainda hoje tento encontra-lo para comprar, nossa o que mais gosto são como as paisagens são descritas, como os gostos são citados, parece que estou em cada lugar junto a cada personagem, amo livros, mas esse não sei o porque me marcou mais do que as dezenas de outros que já li,
ExcluirAhhhh quero ler!!!
ResponderExcluir\o/ Deve ser fácil achar em sebo Pat, o livro não é muito atual.
ExcluirRecomendo a quem não leu, pegar e ler, nossa um bom livro em uma tarde de chuva, com uma paisagem ao fundo e um bom chocolate quente, caramba deu vontade de ler novamente esse livro.
ExcluirDelícia é ler esta resenha, Tam.
ResponderExcluirQue fala dos personagens como se descrevesse amigos de longa data, que descreve de forma tão particular uma leitura tão agradável, como se descreve uma história própria, que se sabe de cór.
E nem imaginava que era de uma autora brasileira (o sobrenome me confundiu), morrendo de vontade de encontrar esse livro por ai e trazê-lo para casa.
Eu também me confundi com o nome da autora *risos* só vim saber (na verdade lembrar) que ela era brasileira com a releitura.
ExcluirNão acredito que seja difícil achá-lo, quem sabe tu encontre num sebo né?