Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden

Quando peguei esse livro para ler, eu não coloquei grandes expectativas. Já havia visto o filme e gostado muito. Mas no filme senti que faltou alguma coisa...a verdade é que quando li o livro descobri que faltou quase tudo.

Memórias de uma Gueixa é o relato da gueixa Sayuri sobre sua vida inteira, desde sua infância até sua vida adulta quando se tornou a gueixa mais conhecida e desejada do Japão.
Sayuri antes era Chyio, quando viveu com seus pais e sua irmã Satsu em  uma aldeia de pescadores em Yoroido, eram muito pobres e no começo da história ela conta sobre a vida simples que levava com sua família em sua "casa bêbada".

Sayuri ainda sendo Chyio passa por uma mudança violenta, pois, devido a uma série de acontecimentos fica sozinha no mundo e é separada até de sua irmã Satsu. Vai vendida como uma escrava a uma okiya (casa onde as gueixas viviam) em Kioto. 
Como é de se prever a garota tentou fugir, tentou encontrar sua irmã mas causou  muitos problemas para si nessas tentativas...quando vendidas para a okiya as garotas eram  vistas como um investimento e se fugissem (e fossem recuperadas) eram severamente castigadas. Se um dia viessem a se tornarem belas gueixas todo o dinheiro que recebessem iria para a casa e tornar-se herdeira dela era a segurança que se poderia querer para a vida.

No começo Sayuri era contrária  a tornar-se gueixa, mas um encontro com uma pessoa fez com que desejasse ardentemente isso, tanto é que a partir desse encontro em diante ela lutou para conseguir esse intuito pois devido a erros que cometera no passado (tentando fugir) ela perdeu a chance de ser educada para ser gueixa e teve que conquista-la de volta.

Então ela  relata  todo o  treinamento duro e severo, os castigos, as aulas de dança, música, bons modos e tudo o que contribuiria para que se tornasse uma "artista" (que é o que a palavra gueixa significa). 
Ela aprendeu que a gueixa tinha o papel não só de uma dama de companhia para os homens, ela seria uma obra de arte ambulante.

Uma coisa que eu não comentei antes é que Sayuri tinha uma característica peculiar: olhos azuis. O que é algo extremamente raro entre os orientais, o que chamava muita atenção para si e causou  muita  ira e inveja de pessoas a sua volta, principalmente a gueixa mais bela da okiya a Hatsumomo, que tenta fazer da sua vida um inferno.

Sayiuri, Mameha e Hatsumomo (cena do filme de 2005)
É complicado falar desse livro sem me perder em elogios, pois, adoro-o. Gostei tanto da história, me emocionei TANTO que senti até "depressão pós livro". (risos)

A primeira coisa  que me chamou atenção nele foi a narração. A narrativa é bela, quase poética, Sayuri nos faz entrar em sua história e vivenciarmos cada momento como se fôssemos ela mesma. Ela conta os fatos e descreve tudo de uma maneira muito peculiar já que gosta de fazer comparações muito bem humoradas.  
Arthur Golden o autor soube escrever de uma  maneira que deu vida a essa história totalmente fictícia,  quando terminei o livro a história me pareceu tão real que eu quase acreditei que o autor realmente entrevistou a gueixa, transcreveu suas memórias para papel e que apenas quis negar o fato.

Posso dizer que é uma história profunda, fascinante, que nos faz entrar na cultura japonesa e querer conhecer mais (eu ao menos fiquei muito interessada depois dele).

Um dos milhares de trechinhos maravilhosos:
"Acho que ninguém pode falar da dor enquanto ainda a sofre."

Comentários

  1. Eu amo, amo, AMO esse livro! É fantástico, é envolvente, mostra uma cultura COMPLETAMENTE diferente da que conhecemos e tal. Sou apaixonada por essa história e até hoje quero acreditar que é real!

    E também sofri com depressão pós-livro ;/

    Beijoos,
    www.ummemtroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
  2. poxa, eu vi o filme e apesar de ter gostado, tive a mesma impressão, de que ficou faltando algo... ia desistir de ler o livro, pensando que era tbm morno' como o filme, mas depois que li isso, você me convenceu do contrário, a voltar atrás, Tama ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois volte e volte bem voltado, porque esse é daqueles livros que você fica pensando muitos dias depois que acabou.

      Excluir
  3. Puxa, que resenha linda!

    Todas as vezes que vi esse livro em promoção, nunca quis comprar... Por que nunca havia lido uma resenha, e nem visto o livro para saber se gostaria. Agora estou arrependida por não ter comprado por 10 dilminhas :\
    Vou querer adquirir o quanto antes para conhecer essa história que já me ganhou após sua opinião (:

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisongeada que minha opinião tenha feito você se interessar pelo livro Maura ^^ obrigada! Eu comprei o meu um pouco mais caro, tava de 20,00 (com o frete) no sebo online que compro mas veio novinho e valeu totalmente o investimento.

      Excluir
  4. Fantástico!
    Vi o filme e fiquei fascinada, justamente na época em que mais buscava informações acerca da cultura oriental, poucos foram os livros e filmes que vi e li a respeito das mulheres japonesas, mas quanto mais sei sobre, mais tenho vontade de saber. E este livro sempre esteve na minha lista infinda de desejados.
    Preciso ler! E de tempo para isso também. rs

    Gente, não é por nada não, mas esse blog é o melhor de todos os blogs sobre literatura que já tive o prazer de ler, quanto mais leio os posts de vocês, mais fico apaixonada por literatura, que orgulho ter autora tão prolífera e culta quanto você, Tam, em nosso humilde Dose. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Culta eu? *cof cof* corei aqui :P
      Que nada Eni, sou apenas uma louca apaixonada por livros assim como você e a outras maravilhosas loucas daqui hihihiih :3

      Se um dia tiver a chance e leia-o, se eu te conheço do jeito que acho, tu vai se emocionar muito com a história de Sayuri ;)

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)