Não é que você não goste de ler, você só não conheceu o livro que vai te fazer amar os outros

Outro dia, em uma conversa com meu marido, eu comentei o como eu me sentia feliz quando conseguia inspirar a curiosidade de alguém sobre algum livro e falei principalmente que no dia que eu falasse sobre um livro e conseguisse despertar a curiosidade dele, então essa seria uma das melhores coisas que poderiam acontecer na minha vida (porque ele nunca lê nada). Então ele olhou pra mim e disse que “acho que não gosto mesmo de ler”, então eu disse que “Não é que você não goste de ler, você só não conheceu o livro que vai te fazer amar os outros” e depois de ter dito, eu parei e pensei e acreditei mesmo no que tinha dito.

Porque para mim é isso, eu acredito no poder que um bom livro tem de mudar uma pessoa. Penso que as vezes algumas pessoas só precisam de um empurrãozinho para a leitura, de uma indicação que encaixe no gosto dela, para que depois descubram por si só como podem ser ótimos esses momentos com os livros.

Lembro que eu vivia tentando despertar a curiosidade do meu irmão menor e nunca dava muito certo, porque os livros que eu indicava nunca iam muito com o gosto dele, daí ele os abandonava e me dava mil desculpas, até que um dia eu acertei J (foi a coleção Harry Potter – que também me viciou quando pré-adolescente) e ele leu tudo, em poucos meses. E agora ele está ampliando suas leituras sozinho.

Livros nos dão histórias diferentes das nossas vidas, servem como uma maneira de viajar sem sair de casa, nosso vocabulário se estende e ficamos mais curiosos em relação a assuntos que não conhecemos pois se lemos em um livro sobre algo que não sabemos, pesquisamos sobre para não nos perdermos na história. A imaginação nos dá asas quando lemos.

Eu já influenciei alguns amigos, viciei meu irmão e pretendo continuar assim. Porque eu me sinto muito bem quando vejo alguém com um livro na mão e eu sorrio pra mim mesma (e tento descobrir o que a pessoa está lendo :x). Porque eu sonho com esse dia em que as pessoas vão me ver com um livro, olhar pra mim e dizer “eu já li esse livro, ele é ótimo” ou ”Esse livro é bom?” ao invés de “você tá estudando pra que?” como se livros fossem sempre obrigação. Livro pra mim é prazer, leio pra me divertir e viver.


Comentários

  1. eu tbm já 'viciei' algumas pessoas em leitura, fico estimulando meus alunos, minha irmã [que não é muito de ler, mas alguns títulos que indiquei ela gostou... ela gosta de histórias sobre segunda guerra], e pro meu namorado, sempre falo sobre o que leio, ele compra livro pra mim [e sempre acerta sem nem ao menos ter lido, só por eu ter falado sobre], sem contar que ele gosta de ouvir minhas opiniões sobre o que leio... fiquei muito feliz quando dei de presente Resident Evil e ele leu todo, coisa de 2 dias [pra quem não tem hábito de leitura isso é o máximo]... pretendo presenteá-lo com Assassin's Creed... e ele agora tá viajando, mas pediu pra levar dois livros meus, só não sei se ele vai ler durante a viagem, mas fiquei muito feliz porque a iniciativa foi dele, em pedir... \o/ Enfim... fico feliz quando indico tal livro pra pessoa, ela gosta e pede mais rsrsr, vivo presenteando sempre que posso... e agora tenho meu sobrinho, e desde cedo mostrarei a ele o poder que a leitura tem em melhorar nossa vida...

    bjs, Tama <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Roxa...que lindo! Influenciar alunos é um ato nobre, pois no Brasil de hoje onde tudo é só tv e redes sociais, os mais jovens não ligam muito pra se sentar e apreciar um bom livro (e perdem muito, né?). Também sou do time que acha que as crianças devem ser conduzidas as leituras desde cedo, quanto mais cedo melhor.

      Excluir
  2. Tamara, é isto! Já disse aos meus alunos que frequentam a biblioteca (os não leitores, que vem trazidos pelo professor ou acompanhando o amigo que ADORA ler! rs): "de repente você só precisa achar o livro certo. Aquele do seu gosto, do assunto que te interessa." E aliás adaptei essa regrinha nos meus conselhos para iniciantes na leitura de clássicos. Tem muita gente com trauma, que leu livros nada a ver, ou só leu obrigado/a. Ler é prazer!

    Claire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta aí Claire! Você mesma com seus videos MARAVILHOSOS sobre "como ler clássicos" me influenciaram demais e esse ano eu parei de abandonar os livros só por birra (eu fazia isso direto).

      Excluir
  3. Pois conseguiu, essa semana li dois livros, a forma como vc escreve sobre eles me influenciou, (te conhecendo pessoalmente,ilustrei tudo.rs) já que adoro histórias e estava faltando o hábito da leitura, porém não tinha encontrado um livro que gostasse. Quero muito esse da capa 'estranha'... Amor Curiosidade Prozac e dúvidas, espero encontrar
    Bjs Little T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipe♥! Fico fora de mim de alegria quando indico algo e a pessoa lê e gosta. Olha esse livro da Etxebárria...tu vai adorar! Eu tenho certeza!

      Excluir
  4. Lindo post e ótima iniciativa, Tam!
    Ultimamente, àqueles amigos que não lêem nada mesmo, eu procuro descobrir o que ele mais gosta, se for um jogo eu vou lá e procuro pra ver se tem livro (como no caso de Assassin Creed), meu irmão mais novo de 15 anos começou lendo os livros do The Walking Dead, ficou encantado e já me pediu a saga do Game of Thrones porque ele está apaixonado pela série, e para a amiguinha da minha filha demos um livro da Monster High porque ela gosta do desenho animado e tem praticamente todas as bonecas.
    Eu sei que se eu der um livro que não tenha nada a ver com a pessoa, ela não vai gostar, talvez nem leia, então começo incentivando assim, com algo que atinja seus gostos pessoais.
    O negócio é não desistir do ser humano, esse mundo ainda tem jeito! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o mundo tem jeito Eni ;) e todo mundo é leitor, só precisa achar o livro certo.

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)