Aquela que é pouco citada, mas é grande...

O post de hoje é uma contribuição da leitora e amiga Tamara Costa.

Possa ser que eu esteja enganada quanto a dizer que esta escritora é pouco citada...mas ao menos nos blogs e ambientes que visito na internet, raramente encontrei referências a ela e a sua obra. Isso sempre me entristeceu, porque, pra mim ela é sim uma das grandes escritoras brasileiras. Tão grande quanto Clarice Lispector e Caio Fernando de Abreu que estão sendo amplamente citados nas redes sociais, porém menos lembrada. Estou falando de Lygia Fagundes Telles, escritora Paulista, nascida em 1923.


Conheci a Lygia por volta dos meus 13/14 anos, na biblioteca do meu colégio. O primeiro livro que lembro de ter lido dela, foi o de contos chamado: Oito contos de amor. Depois de ler esse livro, me interessei demais pelos escritos dela e passei a buscar todos os seus livros. Nessa busca li várias coletâneas de contos: A Estrutura da Bolha de Sabão (que é o conto que dá o nome a esse livro) é um dos melhores contos que já li. Também mergulhei no Seminário dos Ratos, Pomba enamorada ou uma história de amor, Venha ver o por do sol (outro conto incrível). Até então eu só havia lido seus contos, mas já amava sua escrita e foi por causa dela que comecei a apreciar mais essas "histórias curtinhas". Alguns anos depois, já com uns 16 anos uma amiga comentou que havia lido um romance ótimo e me indicou porque disse que achava que eu iria gostar...e adivinha qual era o romance? Ciranda de Pedra. Quando eu olhei pra capa do livro e vi o nome dela lá em cima como autora, eu enlouqueci. Nunca tinha lido nenhum romance dela, então fiquei muito feliz de enfim poder começar. E posso dizer que...ainda bem que essa amiga me indicou esse livro, porque é um dos livros que mais gosto e um dos que mais reli (em algum outro momento farei uma resenha própria porque o livro merece). Mas posso dizer que ler esse livro me abriu a mente, porque eu senti um gosto enorme de lê-lo e me envolvi com a história e até hoje a Virgínia protagonista da história, é uma das minhas personagens inesquecíveis :)

Hilda Hilst e Lygia F. Telles
quando jovens... eram grandes amigas

Depois eu não parei mais... li todo livro dela que encontrava. E quando enfim, pude comprar meus próprios livros, comprei logo os quatros romances dela: As horas nuas, O Verão no aquário, As meninas e meu amado Ciranda de pedra. Comprei também a coletânia de contos: A estrutura da bolha de sabão e logo que puder vou comprando todos os outros, até ter minha coleção completa (ou ao menos os meus preferidos dela). Por fim... eu adoro a escrita da Lygia por ser direta mas ao mesmo tempo poética... é como se ela soubesse exatamente o que dizer, só que com as mais belas palavras que possam ser usadas. Seus personagens são muito bem construídos e por isso são únicos, quem lê seus livros sabe bem do que estou falando e quem não leu, já devia começar.

Essa é a capa da edição do 1º Ciranda de pedra que li
(Acho essa capa linda!)

Comentários

  1. Belo post Tamara! Estou curiosa para ler algo dessa escritora.
    Já está na minha longa lista "a adquirir" rs.
    Obrigada por sua participação aqui no blog!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Lygia e fiz uma semana de post diários em homenagem aos 90 anos da grande dama da literatura.
    Adorei seu post. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)