Romance Sensorial e Etílico de Hemingway


O texto de hoje foi escrito pelo convidado e escritor Fábio Michelete.

Adaptação cinematográfica de 1957
Mais um clássico para a lista - Ernest Hemingway, nobel de literatura, prêmio Pulitzer. Li uma versão ou o original de “O Velho e o Mar” na adolescência, mas não tenho quase lembrança – então peguei na prateleira este autor sem saber o que esperar.

A leitura de “O sol também se levanta” é um convite a continuar lendo mais obras do autor. Para quem espera uma novela cheia de acontecimentos, pode se frustrar. Ele não explora uma sequência de fatos – mas trabalha com muita qualidade os personagens e suas experiências. Você acaba se vendo na pele dos mesmos, experimentando cada bebida, o calor de uma cidade, a tensão entre os amigos, a zonzeira da embriaguez, a delícia de um mergulho no mar.

É quase um “road novel” pois há vários deslocamentos do grupo de amigos, triângulos amorosos, bebidas. Mostra a vida de ricos europeus, sem preocupação alguma a não ser frequentar pontos turísticos, aproveitar a vida.

Interessante como essa vida de “sonho” para muitos gera tanto vazio no grupo. Em todo o livro, paira uma sensação de enfado com a vida, com certa inveja e perplexidade dos personagens principais por todos os que tocam seus caminhos mas possuem propósitos ou necessidades que determinam suas ações. Me pareceram mimados, que podem comprar tudo, menos a satisfação de uma realização autentica o bastante para que eles próprios pudessem em seus critérios admirar.

P.S: Percebi a tradução um tanto antiga, ou inadequada, mas nada que prejudicasse o entendimento. No exemplo: “ – Essa conversa está muito cacête – disse Brett. – Por que não tomamos um pouco de champanha?”

Ernest Hemingway
Frase selecionada:

“ - Bem, eu quero ir à América do Sul.
- Escute, Robert, tanto faz um país como outro. Tenho experiência disso. Não podemos sair de dentro de nós mesmos. Não adianta.”

*O texto publicado não expressa necessariamente a opinião do Dose Literária e é de total responsabilidade do autor.

Comentários

  1. Patrícia sua linda! Adivinhou a resenha que eu queria ler?! Eu estou com esse livro agora e estou gostando muito, daí abro aqui e me deparo com você falando dele :)

    ResponderExcluir
  2. Um Hemingway que preciso reler, já até comprei uma edição...
    Eeebbaa. :)

    Claire.

    ResponderExcluir
  3. "Champanha"? haha Expressão usada na década de 70 ou menos, tens uma edição antiga e rara, Fábio! Que beleza.

    O Velho e o Mar li não tem muito tempo e gostei muito. Mas O Sol Também de Levanta está na minha estante todo bonitão para ser lido ainda este ano, você me convenceu de lê-lo o mais breve.

    Como sempre, belo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)