Organizando a estante por cores

Esse fim de semana fiquei olhando pra estante vários minutos, pensando no que poderia estar errado, e percebi que ela estava entediante. O que então eu podia fazer pra deixar ela mais agradável aos olhos? Organizar. Por cores.



Não tenho foto do antes, porque quando pensei que isso daria um post, os livros já estavam espalhados pelo chão, então vou apenas dizer mais ou menos como ela estava organizada. São 4 prateleiras:

- a primeira de cima pra baixo tinha poesia, clássicos e um outro contemporâneo (não tenho muitos);
- a segunda tinha livros de terror;
- a terceira tinha minha coleção de Poe e de King;
- a quarta tinha "A Torre Negra", do King (7 livros enormes) + livros de ocultismo e filosofia, coleção do Nietzsche, etc.


Quando tirei a foto ao lado, achei que o serviço já estava concluído. Hahahahaha! Doce ilusão. Isso é apenas o primeiro passo: separar por cores.


Quando comecei a colocá-los na estante que vi que o buraco era mais embaixo. Não basta eu ter uma pilha de azul, outra de vermelho, outra de verde e outra de amarelo. A transição de uma cor pra outra é muito importante, e a escolha de "que cor vai levar a que cor", também. Então eu vi que, em uma simples pilha de livros azuis, eu teria que fazer uma transição do mais claro pro mais escuro, e repetir com todas as outras cores.




Vejam como estava de qualquer jeito e como ficou:

À direta: transição suave de tons, do mais claro ao mais escuro.

Percebi também que eu precisaria fazer a transição correta de cores pra dar aquele efeito de arco-íris, então organizei da seguinte forma:

branco > cinza > azul > roxo > verde > amarelo > vermelho > marrom > 
preto, preto, preto.


Eu tenho muitos livros pretos (porque muitos dos livros de terror têm a capa ou preta ou vermelha), então eu decidi separar os pretos por cor secundária de lombada (a cor da tipografia, no caso), e ficou assim:

preto com vermelho  > preto com amarelo > preto com branco

É óbvio que depois de ter fotografado, percebi diversos livros que estavam fora do lugar, mas já arrumei, viu? 

No fim das contas a estante ficou assim:




E, pra alegrar a minha vida, o único livro que ficou fora da estante foi devidamente devorado pela minha cachorra, a Mel, essa gracinha da foto. Acabei fazendo um #dogshaming pra ela ficar famosa na web. (tem vários dogshamings sensacionais nesse link aqui, se você souber ler em inglês, é uma gracinha.)



O que vocês acharam? Antes que alguém venha perguntar, eu não ligo de ter que passar alguns minutos a mais pra achar determinado livro, primeiro porque eu costumo ter a imagem clara do livro que preciso na minha cabeça, da capa à lombada, e segundo porque 2 minutinhos olhando essa estante (que ficou uma tetéia, digam aí), não vão me matar. :)

Os próximos livros que eu for comprar, vou tentar encontrar edições nas cores laranja, rosa e roxo, que percebi que fizeram falta na estante. Você se arriscaria a fazer? Se fizer, me mostra?

:)


Comentários

  1. Nossa, você tem Musashi?!!! Integral ou em 2 partes? Esse livro é demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estante está bem recheada né? rs.

      Excluir
    2. Pati, pois é, vocês lembram que um dia eu tava reclamando que não tinha muitos livros? Agora fico caladinha hahaha. A estante nem tá cheia ainda mas já adoro do jeito que está.
      Esse Musashi foi um presente que ganhei, aí é só o vol. 1, dá até medo de pegar hahahaa. Pretendo ler ainda esse semestre.

      Excluir
  2. Ai que estante linda eim :) adorei essa "modalidade" de organização eu sempre teno organizar a minha estante por coleções, depois por ficção científica, romance e por último livros teóricos mas no fim fica uma bagunça só hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kely, como comentei a minha tava organizada assim meio que por tema e depois por autor, mas tava muito sem graça e acabava nem seguindo direito a organização.
      Vai ser difícil manter assim hahaha mas vou tentar.

      Excluir
  3. Isso de organizar estante de livros é um negócio que leva horas mas..é um delícia né? Eu adoro fazer as pilhas e limpar e olhar de longe e ver onde pode ficar cada volume e ver minhas gatinhas tentando escalar as pilhas (hahahaha).
    Eu agora estou organizando os meus por autores (tipo: todos da anaïs, todos do buk, todos do gaiman, autores avulsos etc), livros não lidos e quadrinhos. Na parte de baixo ficam algumas revistas e livros de história do meu namorido. Mas já tive vários outros tipos de organização. Essa por cores eu ainda não tentei, mas tenho que dizer que a sua ficou linda ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organizar por autores não funciona comigo porque ainda tenho poucos livros... Basicamente só tenho coleção de Poe e King, então ficou sem graça. Eu fiz uma pilha dos livros já lidos também pra facilitar, ficou bem prático, mas feio.
      As revistas eu coloco em 4 prateleiras de uma estante que tenho, separadas por tema...

      Eu sempre quis me meter a fazer por cores, mesmo tendo poucos livros ainda, gostei do resultado. :)

      Excluir
  4. A estante fica mesmo linda por cores. Eu arrumei a minha assim há um mês. A única coisa ruim é que fica complicado para encontrar os livros na estante. Você precisa ter uma memória fotográfica muito boa pra saber onde está cada livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anna, que lindo! Não experimento fazer porque tenho meu método que é encapar os livros após ler e de acordo com a qualidade + gosto pessoal, escolher os papéis de presente para as capas - quanto melhor (para mim) o livro, mais bonito o papel a servir de capa. Depois, insiro o livro na prateleira adequada e já etiquetada com o assunto (Literatura Inglesa, Biografias, Teologia. Literatura Policial, e por aí vai).
    Mas a sua ficou LINDA.
    Claire.

    P.S. Tadinho do Lovecraft... Eu gosto desse livro :(

    ResponderExcluir
  6. Ficou TÃO linda sua estante, Anninha!
    E como ela está recheada!!! Lembro que no início do ano passado você disse que tinha pouquinhos, que não enchiam nem uma estante, agora vai precisar comprar outra! rsrs
    Confesso que queria ter tempo e paciência para ordenar a minha de uma maneira que ficasse visualmente atraente, mas minha estante já está "vomitando" os livros pra fora, não tem como ficar organizada ou bonitinha, estão todos abarrotados mesmo.
    E a Mel, que foooooofa! Como é que briga com uma lindeza dessas? *-*
    Adorei as fotos, ficaram ótimas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ah adorei a estante por cores, traz vida quando vc olha pra ela, ficou muito boa, sem contar que harmoniza com o ambiente colocando dessa forma, mas eu confesso que sou um pouco mais metódica ... gosto de saber onde está exatamente o livro e para isso coloco por editoras e depois por autores em ordem alfabética kkk eu sei sou a doida e o pior é que isso dura .... sei lá 2 semanas depois desorganiza tudo de novo ;)
    Abraços
    Melissa Padilha
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Pô, maninha, essa é a primeira vez que vejo uma estante organizada por cores. Achei a ideia fantástica, especialmente porque remete à arco-íris. :) Hahaha!

    Também preciso dar uma geral na minha estante e procurar outra forma de organização. No momento, organizei por tamanho - do maior para o menor -, mas ainda estou tendo dificuldade em achar certos títulos.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Ah, adoooooooooooooorei a ideia do dogshamings! A Mel é uma graça! Hahaha! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)