O "Lado Fã" de Autores Famosos

Pois é, pessoal, todo autor foi criança e adolescente um dia, todo autor teve seus ídolos e surpreendentemente muitos autores expressavam sua paixão como fãs em forma de cartas! 

Virginia Woolf

Aliás, Virginia Woolf não somente era fã do escritor de ficção científica Olaf Stapledon, eles se tornaram amigos e trocavam cartas sempre! A estranha amizade literária a inspirava, e Stapledon tentava fazer com que Woolf caminhasse mais para o lado da ficção científica. 

"...eu entendi o bastante para me interessar, e me entusiasmar também, já que às vezes me parece que você capta ideias que eu tentei expressar, de forma um pouco confusa, na ficção. Entretanto, você foi muito além disso, e posso apenas invejá-lo - o que se faz em relação aqueles que atingiram o objetivo que outros desejavam atingir." (de Woolf para Stapledon em 1937)
Esse é um pedaço de uma carta que ela escreveu para Olaf após ler um de seus livros, e, como podem ver, Virginia achava que seu amigo escritor era mais eloquente do que ela, e passava suas ideias com maior clareza. Imagina o quanto ela não o admirava!

Charles Dickens

Charles Dickens adorava o trabalho de George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans. Ele chegou a recomendar suas obras para amigos lerem, e insistia que Eliot escrevesse algo para uma revista da época, a All Year Round.  
"Os dois primeiros contos do livro que tivera a gentileza de enviar-me pelo Sr. Blackwood me afetaram de tal maneira que espero que me perdoe por escrever essa carta para expressar minha admiração do mérito que possuem. A incrível beleza e qualidade [...] dessas histórias, nunca vi nada igual: e me impressionaram de forma que não conseguiria explicar para o senhor, mesmo se eu tivesse a impertinência de tentar." (de Dickens para Eliot em 1858)
Sentimos muito, Dickens, mas sua ídola não te admirava nem um pouquinho. Mary achava seus livros superficiais, caracterizados pelo que ela chamava de "falsa psicologia" (ouch!). 

E agora, minha carta favorita...


George R.R. Martin
martin

Para quem o famoso e fenomenal George R.R. Martin escreveu sua carta? Oras, ninguém menos ninguém mais que Stan Lee! E o melhor de tudo: ele escreveu a carta quando tinha 16 anos! 

"Queridos Stan e Don (Don Heck, o desenhista),
Depois de receber e ler Fantastic Four #32 e Avengers #9, eu finalmente decidi banhar os dois em bronze e colocá-los em um pedestal no meio da minha sala de estar. Apesar de FF ser "A Melhor História em Quadrinhos do Mundo", eu devo admitir que em certas ocasiões Avengers #9 foi (um pouco) o melhor entre os dois. Isso não quer dizer que FF não foi excelente, mas sim que Avengers #9 foi, er, vamos dizer, de tirar o fôlego. Que história! Foi além das palavras; o ritmo rápido da ação, a caracterização sólida, e aquele final magnífico deu aquele extra "uau" e catapultou a história para a categoria "incrível". Stan, velho garoto, pode acrescentar outro ponto para você por ter feito essa obra de arte.
George R.R. Martin"
Essa carta é fantástica ou não? 

Bem, pessoal, espero que tenham gostado de ver o "lado fã" desses autores, provando que eles são, bem, humanos, meros mortais como todos nós! Por hoje é só e até a próxima.

Por: Gaby

Comentários

  1. Muito bom! Lembrei de como o Rilke recomenda a leitura de Jacobsen no Cartas a um Jovem Poeta. A recomendação é tão apaixonada que tive de procurar um livro do dinamarquês para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente, essas referências sempre nos deixam com a pulga atrás da orelha.

      Excluir
  2. Adorei a postagem!
    Eu adoro saber "os autores preferidos, dos meus autores preferidos" porque sempre são ótimas indicações...resolvi ler Fante por causa da introdução do "pergunte ao pó" onde o Buk faz um discurso acalorado de como aquele livro era leitura de primeira e a Anaïs Nin ao longo de seus diários também vivia fazendo indicações de vários escritores que admirava (muitos dos quais vou ler com certeza!), isso acaba criando uma ciclo continuo. Uns vão indicando os seus "melhores" e no final você conhece muitos escritores bacanas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! E esse ciclo é o máximo, sempre garante uma boa leitura!

      Excluir
  3. Se me permitem... qual a psicologia que não tende a ser falsa?!
    Também nunca fui fã de Dickens, mas senti certa compaixão agora... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti muito dó quando li isso sobre George Eliot, e eu gosto tanto de Dickens, tadinho dele.

      Excluir
  4. Um dos posts mais bacanas que já li!!!

    Achei tão linda essa declaração da Woolf. Bom, sei que quando a gente é fã, a gente É FÃ mesmo.

    Que baita voadora nos peito essa da Mary Ann Evans em Dickens, heim, tadinho. :/

    Orra, pro Stan Lee até eu escreveria uma carta! rsrs
    Adorei. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eni! A Woolf era uma linda mesmo, pena que ela teve o fim que teve. Tadinho mesmo rs. A carta do George R.R. Martin é a coisa mais fofa!

      Excluir
  5. Oi ! Adorei o post, assim como nós todos tem seus autores amados, é muito legal ver isso e além de tudo como em certos casos conseguiram se tornar amigos deles.
    Eu adoro George Martin e achei a carta fofa ! :)
    Abraços
    Melissa Padilha
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Melissa! Achei fantástico o caso da Woolf também, quisera eu ser amiga dos meus autores favoritos.

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)