1001 Livros: Entrevista com o vampiro - Anne Rice

Inspirada nos posts da nossa talentosa Mara Vanessa, sugiro que este seja lido ao som de Sympathy for the Devil na versão original do Rolling Stones. Quem viu o filme saberá o porquê.

Louis, um vampiro com aparência de 25 anos, é entrevistado por um jovem repórter após se conhecerem em um bar, e assim que o gravador começa a rodar, num quarto de hotel a meia-luz, o vampiro passa a conduzir a narrativa de sua vida de quase duzentos anos de experiência como um ser das trevas desde o dia em que foi mordido em 1791, por seu vampiro-mestre, em sua fazenda Pointe du Lac, em Nova Orleans.
A noite vem a ser o pano de fundo desta história.


Na obra, Louis, que possuía grande quantidade de terras e riquezas, perde um membro da família, o que deixa-o desolado, sentindo-se culpado e desejoso de morte, para ele todo o significado da vida havia se exaurido de sua alma diante de tal tragédia, e é ai que o misterioso vampiro Lestat surge, da qual a origem não fica bem clara, e que encontrou tudo o que precisava em seu atraente pupilo, riqueza material, beleza física, o desejo de morte, nenhum amor ou servidão a Deus, para fazer-lhe companhia pelos séculos seguintes, não fosse a integridade moral que Louis carregava consigo, e o seu lado humano gritando através de seus olhos de sangue, sua pele de mármore, e seus caninos afiados.


Diferente dos estereótipos de vampiros clássicos, estes não têm aversão a alho, crucifixos, e sua imagem é refletida no espelho perfeitamente, no entanto, um banho de sol ou uma estaca no coração significa o fim.

- Pela primeira vez eu me sentia inteiramente transformado em vampiro. Fechei as venezianas de madeira entreabertas sobre as janelas estreitas e tranquei a porta. Depois penetrei no caixão forrado de cetim, quase percebendo o brilho do tecido no meio da escuridão, e ali me tranquei. Foi assim que me tornei um vampiro. Pg. 41

Muitas dúvidas lhe assolavam, caindo num infinito de meditações e alimentando por seu mestre um desprezo descomunal, a maior das dúvidas vinha de sua própria natureza, por que não conseguia matar com tanta facilidade quanto seu mestre? Por que Lestat era tão repugnante e por que odiava-o tanto? Por que considerava a vida eterna uma maldição, quando muitos consideram uma benção? E por que não conseguia apreciar aquela vida de luxos extravagantes, banhos de sangue luxuriantes, sensibilidade e força extrema, superioridade aos olhos humanos e beleza soturna, que Lestat tratava com tanta naturalidade e escárnio? Por que sentia-se tão dependente e preso ao seu criador?


Algumas de suas questões internas foram temporariamente esquecidas quando surgiu em suas vidas a pequena Cláudia de apenas 5 anos, transformada em vampira, inconsequentemente, por Lestat, para suprir a solidão em que Louis vivia. Tratada como uma filha amada pelos dois, Lestat sequer previu que seria a própria pequena, sua ruína, pois na ânsia de buscar respostas às suas perguntas, Cláudia comete o pior dos crimes.


Louis e a pequena seguem então de navio ao velho mundo, para descobrir a origem dos vampiros, para saberem se há de fato outros seres como eles, e como se tornaram o que são, o que faziam, como viviam, eram muitas as perguntas que Lestat deixou de responder. E foi caminhando entre vielas escuras e úmidas, com o sobrenatural impregnado nas paredes do porão do Teatro dos Vampiros que Louis encontrou um strange love, o vampiro grão-mestre Armand.


As descrições que se seguem após este fato são de apertar o livro contra o peito e suspirar, sentindo descer pela garganta a saliva espessa, seja pelo envolvimento entre os dois belos vampiros, as tristes constatações de Cláudia, a atmosfera sombria e malévola dos subsolos do teatro, o ar superior e charmoso de Armand, e os acontecimentos finais, envolvendo inclusive Lestat.

Entrevista com o vampiro lançado pela editora Rocco, 334 páginas, trás uma capa lindíssima criada por Rodrigo Rodrigues e a mais que perfeita tradução de Clarice Lispector, o que na minha opinião transformou toda a narrativa numa das mais ricas do gênero. A obra faz parte d'As Crônicas Vampirescas, e está listado entre os 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer, pela riqueza descritiva, pela condução da narração, pelo dom que Anne Rice possui de nos ambientar a este submundo gótico romanesco com tamanha maestria.


É quase impossível ler este livro sem comparar, ou relembrar algumas passagens – se não, o filme inteiro – da versão cinematográfica dirigida por Neil Jordan e protagonizada por Tom Cruise e Brad Pitt, que na minha imaginação são os verdadeiros Lestat e Louis, tão perfeitas foram as interpretações e construção dos personagens desta história escrita em 1976.
O filme lançado em 1994 foi o principal motivo de eu ter desejado ler o livro por tantos anos, e o livro, o complemento mais importante desta, que se tornou uma das minhas histórias de fantasia, terror gótico e romance preferidas. Complemento porque, vi o filme antes (algumas BOAS vezes) e tinha a história toda ainda cravada na memória, mas obviamente se trata de uma adaptação, e é no livro que encontrei personagens extras, de suma importância na história, alguns lugares e acontecimentos amputados no filme, essenciais para torná-la uma obra tão completa. Não importa a ordem com a qual você veja o filme e leia o livro, mas sugiro que faça os dois.
E mais um ponto interessante, o final do livro e filme são diferentes.

Pôster do filme

Ficha Técnica:
Título original: Interview with the vampire
Autora: Anne Rice
Tradução: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ficção americana
334 páginas

(Imagens do filme de 1994 dirigido por Neil Jordan. Brad Pitt interpreta Louis, Tom Cruise é Lestat, Kirsten Dunst está como Cláudia e Antônio Banderas é o vampiro Armand.)

Comentários

  1. Vi no skoob que estava lendo o livro e já fiquei ansiosa pela resenha e valeu a espera. Resenha ótima! Esse livro é uma prazerosa leitura...e também o li por ser apaixonada pelo filme (que a Anne Rice se meteu na produção e saiu bem parecido ao livro).
    Infelizmente depois dele, tentei ler vários outros livros dela, mas acabei abandonando porque perdi o costume para as descrições imensas e detalhadíssimas que ela faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Tamara, obrigada! :)
      Você me enche de lisonja, nem sei como agradecer por tanta atenção! (mentira, sei sim, enviando marcadores, rsrs)
      O filme ficou ótimo! Fotografia, enredo, muito fiel às descrições, riqueza aos olhos!
      Olha, o próximo da Rice que quero ler é O Vampiro Lestat, para saber a origem do vampiro, porque fiquei curiosa. E se eu não achar tão boring, sigo com a leitura de A Rainha dos Condenados e todos os da Crônicas...
      Sabe que antes eu evitava muito esses livros com descrições longas a là Stephen King e Rice, e hoje estou amando!? E não deixo passar uma linha sequer da descrição, se me perco, volto de novo, gosto MESMO de construir a descrição todinha na mente, melhor que ver TV. rsrs
      Obrigada pelo carinho, Tamara! ^^

      Excluir
  2. Amo Anne Rice, e esse e um dos meus livros favoritos dela seguido das Bruxas Mayfair, mas poxa sempre achei o Louis INSUPORTÁVEL hahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que também estou começando a gostar muito dela, Kely!
      O Louis é um chato sim! hahauauaha Poxa, custa curtir a vida de vampiro? Já que "tá no inferno abraça o capeta"! Precisa de tanto drama, tanta insatisfação, e no final dar "a louca"? Eu heim! rsrsrs
      Acho que a Rice quis que o personagem permanecesse com essa mentalidade de humano justamente para ter uma história assim intrigante, senão perderia toda a graça. No inicio da leitura eu estava achando Lestat muito desprezível e cheia de comiseração por Louis, mas no final inverteu tudo, fiquei com pena de Lestat e com raiva de Louis! >.<

      Excluir
  3. Adoro essa história! É uma pena o livro ser um pouco caro, li da biblioteca do colégio que estudava e depois assisti o filme. Gosto muito do Lestat, já do Louis ... De qualquer forma, considero Anne Rice uma ótima escritora.

    Líbia - Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Líbia, infelizmente todos os livros da Anne Rice são caros, comprei o meu na Bienal, e mesmo com desconto ainda ficou com um precinho salgado (acostumada a comprar só livro de sebo e gastar pouco com eles), mas eu achei que valeu cada centavo. :)
      Estou começando a conhecer Rice agora e gostando bastante, já dei até uma olhada em outros títulos dela pra definir qual será o próximo.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Eni, que coincidência porque estou lendo esse livro e não consigo deixar de pensar nas figuras de Brad Pitt como Louis e Tom Cruise como Lestat, engraçado né?
    Confesso que o começo do livro para mim estava um tanto lento, não sei exatamente porque, talvez a narrativa ou talvez eu mesma. Mas agora começou a engrenar mais a leitura.
    Com toda certeza a tradução da Clarice traz um tom especial a história, que tem um texto muito sutil e delicado. Adorei a sua resenha, logo logo escrevo a minha assim que terminar a leitura !
    Abraços
    Melissa Padilha
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa!
      Lembro da vez que você deu uma passadinha aqui e comentou que estava lendo. :)
      É impossível ler a história sem relacionar os personagens do livro aos atores do filme, rs. Eu li rapidinho porque há anos tinha essa vontade, então fluiu e fiquei satisfeita, acredito mesmo que esteja curtindo também. ;)
      Sim, exatamente! A mão da Lispector nessa obra acho que fez toda a diferença, 50% da qualidade da leitura se deve à ela, isso é bem perceptível.
      Obrigada, estou curiosa para ler sua resenha também!
      Beijão.

      Excluir
  5. Eni, que tudo! Sou apaixonada pelo filme, mas ainda não li o livro.
    E bem que Sympathy for the devil não é tão mal na versão do Guns.
    Enfim, não sabia que a tradução é da Clarisse, deve ser melhor ainda.
    Li apenas Memnoch (tem o Lestat e é das Crônicas Vampirescas, você deve conhecer ^.^) e é, também, uma leitura agradável.
    Bom saber que esse blog traz resenhas de bons livros vampirescos.
    Será que o Drácula já ganhou o espaço dele por aqui?
    Vou dar uma pesquisada.
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o filme é tudo de bom! :)
      Sabe que enquanto eu estava escrevendo o post eu cheguei a ouvir a versão do Guns e quase o linkei, mas eu não consigo gostar da voz do Axl, rs, prefiro mesmo a versão original dos Stones.
      Sim, a tradução da Clarice fez toda a diferença, quando vc tiver a oportunidade de ler, vai notar isso também.
      O Memnoch, The Devil só conheço de nome, na verdade o Entrevista com o Vampiro foi o meu primeiro livro da Rice.Gostei da sugestão, quando eu tiver a oportunidade de lê-lo lembrarei do seu comentário. :)
      Já li o Drácula mas há anos atrás, e AMO ESSE LIVRO! Com certeza ainda falarei dele aqui, Sam.
      Um beijão!

      Excluir
  6. Geralmente a submarino tem umas promoções legais da Anne Rice , eu comprei lá 13 livros dela por 100 reais, choray de emoção. Um dos melhores que eu acho das crônicas vampirescas é o Vampiro Lesta, totalmente lindo esse livro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kely, essas promos da Submarino são uma tentação!!! Eu evito ao máximo, juro pra você, mas quando rolar uma da Anne Rice não vou deixar escapar não, ainda mais agora que recebo a notícia que de ganharei uma estante nova! rsrsrs Quero recheá-la de coisa linda, e o Crônicas precisa estar nela.
      O Vampiro Lestat será o meu próximo da Rice, já comecei inclusive a fazer umas pesquisas de preços e procurar em feiras de livros.
      Obrigada pelas dicas! :D

      Excluir
  7. Amiga, acredita que eu venho desejando esse livro por um bom tempo?! Eu ainda não sabia que já tinham lançando uma nova edição. :} Tenho uma boa - na verdade, excelente! - dica de leitura agora.

    E, puxa, ler o post ouvindo os riffs e o refrão pegajoso de ''Sympathy for the Devil'' só deixou tudo mais interessante.

    Beijão,

    P.S: Ótima escolha de imagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinha querida, obrigada!

      Ah, e eu entendo muito este desejo, e assim como você deseja lê-lo, ele deseja ser lido por você! :)
      Essa edição é linda, né? Na verdade eu nem conheço outras, cheguei a ter contato com o livro em versão .pdf uma vez, mas não passei das 10 primeiras páginas, livro tem que ser, definitivamente, em papel para mim. Não é o livro de vampiro mais incrível do mundo (nenhum desbanca o nosso classicão Drácula!), mas sem dúvida que merece o seu lugar no 1001 livros para ler antes de morrer.

      Beijão <3

      Excluir
  8. Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do filme, ou talvez não me lembre. Me pareceu um livro muito bom, comparando ainda com as histórias de vampiros que somos apresentados hoje em dia. vou procurar o filme e o livro porque sua resenha me instigou bastante, Louis já me encantou e fiquei curiosa com essa menininha.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Raquel, sério? Mas sempre em tempo, tenho certeza que após ver o filme, vai rolar um pontinha de curiosidade (isso se não rolar um grande desejo!) de ler o livro, e eu te garanto, não haverá decepções nem com um, nem com outro. Qualidade de primeira mesmo.
      Ah, e sem comparação com essas histórias de vampiros da atualidade. >.<

      Que bom que gostou.
      Obrigada! Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)