Alguns como William Blake e Sylvia Plath exibiram seus
quadros em galerias. Outros, como Kafka e Clarice Lispector, dedicaram-se às
artes plásticas para escapar das limitações das palavras. Há também os que ilustravam suas obras como
Saint-Exupery, Lewis Carroll e J.R.R Tolkien. Ah! Dostoiévski também decorava seus manuscritos com retratos, cenas e detalhes arquitetônicos.
David Herbert Lawrence
Fonte:
Não entrarei em detalhes quanto ao tipo de arte ou material usado nas pinturas, selecionei somente as obras de alguns dos escritores que conheço.
Clarice Lispector
![]() |
Medo - Clarice Lispector |
"Neste quadro Medo eu conseguira pôr para fora de mim, quem sabe se magicamente, todo o medo-pânico de um ser no mundo. É uma tela pintada de preto tendo mais ou menos ao centro uma mancha terrivelmente amarelo-escuro e no meio uma nervura vermelha, preta e de amarelo-ouro. Parece uma boca sem dentes tentando gritar e não conseguindo. Perto dessa massa amarela, em cima do preto, duas manchas totalmente brancas que são talvez a promessa de um alívio. Faz mal olhar para este quadro." - Clarice Lispector.
Goethe
![]() |
Paisagem de Colinas, à bico de pena - Johann Wolfgang Von Goethe (1787) |
![]() |
Dandelions - D.H Lawrence |
Além de suas obras literárias, as pinturas de D. H. Lawrence também foram banidas e consideradas escandalosas por envolver nudez e alguns atos "obscenos".
Em 15 de junho de 1929, a Galeria Warren em Londres organizou uma exposição com as pinturas de Lawrence. A exposição foi considerada "grosseira e repugnante" pela imprensa britânica e a polícia apreendeu 13 pinturas incluindo a obra "Leda e o Cisne" (abaixo).
![]() |
Leda e o Cisne - D. H. Lawrence |
Fonte:
- Revista Metáfora Nº 3
Como é difícil encontrar reproduções das pinturas de D. H. Lawrence. Obrigada, Patrícia, por isso ;)
ResponderExcluirE como as pinturas dele se parecem com ele, com sua escrita...
Uma sugestão: só falta, dos que lembro agora, a menção (e a reprodução delas portanto) às pinturas do escritor brasileiro Lúcio Cardoso. :)
Claire.
Muito obrigada pelo comentário, querida Claire.
ExcluirNão conheço Lúcio Cardoso, mas vou procurar ler algo dele e acrescenta-lo numa futura lista (parte 2) - dos escritores/artistas.
Beijos!
Não basta ser exponencial na escrita, tem que ter o dom de pintar e desenhar também, e o melhor, os próprios livros! Como é o caso de Tolkien, Saint-Exupéry e Carroll.
ResponderExcluirQue belo post, Pat. Super informativo! Eu nem sabia sobre Sylvia Plath e Lispector, dá vontade de sair procurando mais informações e mais quadros/pinturas delas.
E até o momento eu não tinha visto nenhuma pintura de Lawrence apesar de saber que ele pintava, que dom incrível!
Adorei mesmo!!!
(vixh, tá tendo briga de periquito aqui na árvore em frente de casa, uns 5 no mínimo, passarinhada toda em alvoroço fazendo barulhada... ai ó, já dava uma pintura bacana se eu soubesse ao menos como pegar num pincel. rsrs) Desculpe o comentário totalmente fora do contexto. rssr
Eu gostaria de ter falado um pouco mais sobre cada um, mas pretendo fazer uma segunda parte porque tem muito escritor bacana para se falar ainda... Aiiiiiiii, só me falta um pouco mais de tempo! Final de semana eu estava grogue de tanto remédio que tomei por causa da "cirurgia" que fiz no sábado... Beijos
ExcluirQue bacaníssimo, Paty! Eu não sabia que a Clarice também pintava. O melhor de tudo foi você ter mencionado que reproduzir em um quadro, através de tintas e ideias, o que cada um deles sentia era sair um pouco da limitação das palavras. Eu também ando sentindo essa necessidade, mas ainda preciso encontrar a expressão para isso sem travar. rs.
ResponderExcluirBeijos,
Esse quadro da Clarice incita mesmo o medo e o desespero de uma forma inexplicável...
ResponderExcluirNão sabia sobre a Sylvia, queria ver alguma obra dela. Caroll e Exupéry acho que já vi. Mas essas do D.H. são simplesmente fantásticas!