Retrospectiva 2012 & Top 5 - Eni

Este talvez seja o meu último post do ano, e a ideia é fazer um retrospecto do que eu li em 2012 e selecionar o que considero os cinco melhores entre eles.

Retrospectiva de leitura:

Cada livro lido este ano foi anotado num caderninho e adicionado à minha lista no skoob, somados todos são 41 títulos, e todos foram anotados na ordem em que foram lidos. Fiz posts relacionados à maioria deles, então vamos à minha retrospectiva de leitura:

Medo e Delírio em Las Vegas - Hunter S. Thompson
O Renegado - Honoré de Balzac
Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca
Clube da Luta - Chuck Palahniuk
No Shopping - Simone Campos
O Futuro de Uma Ilusão - Sigmund Freud
Antologia Poética - Fernando Pessoa
A Feia Noite - Simone Campos
A Corista & Outras Histórias - Anton Tchékhov
Retratos Ingleses -  Charles Dickens(*)
Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa
Boleros de Papel - Diedra Roiz
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
O Retrato - Nikolai Gogol
Um Bonde Chamado Desejo - Tennessee Willians
O Reino Deste Mundo - Alejo Carpentier
Os Jovens e a Leitura - Michèle Petit
Cartas Portuguesas - Mariana Alcoforado
Frankenstein - Mary Shelley
Inconfidências de Uma Adolescente - Marcita Coelho
120 Tirinhas da Turma da Mônica - Mauricio de Sousa
O Fantasma de Canterville + O Príncipe Feliz - Oscar Wilde
Quando o Futuro Não Pede Licença - Carlos Moreno
1984 - George Orwell
O Diabo - Leon Tolstói(*)
Cenas de Nova York & Outras Viagens - Jack Kerouac
A Fugitiva - Anaïs Nin
A Obra-Prima Ignorada seguido de Um Episódio Durante o Terror - Honoré de Balzac
Antologia Poética - Olavo Bilac
Entendendo Jung - Maggye Hyde & Michael McGuinness
Os Gatos - Patricia Highsmith(*)
Sobre a Brevidade da Vida - Sêneca
Pascal - Ben Rogers
Poesias de Florbela Espanca - Vol. II
Memória de Minhas Putas Tristes - Gabriel García Màrquez
Sobre Histórias de Fadas - J. R. R. Tolkien
Olhos Azuis, Cabelos Pretos - Marguerite Duras
O Natal de Poirot - Agatha Christie
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Sete Faces do Terror - Marcia Kupstas e outros
Ecce Homo - Friedrich Nietzsche

Os links com (*) são de posts publicado por outras autoras do Dose Literária.


TOP 5 (Os Melhores Livros Lidos em 2012):

Essa parte é uma das mais difíceis, e vocês devem imaginar. Primeiro porque listar só cinco é muito cruel, segundo porque, os critérios para avaliar "os melhores" varia tanto que, conforme fui fazendo a lista, modifiquei-a no mínimo umas 4 vezes. E antes que eu mude de ideia de novo, voilà:

5 - Um Bonde Chamado Desejo (Tennessee Willians)
Chorei no final. E olha que esta não é o tipo de história feita para arrancar lágrimas dos leitores. Desperta sim diversos sentimentos, revolta, ira, compaixão, e por todos os personagens, mas este livro me pegou de surpresa num dia atípico, de extrema sensibilidade. Entrou como o meu quinto melhor livro lido este ano por ser uma das únicas peças teatrais que me encantaram - apesar de eu não ser fã do gênero - e por todo o enredo. Um dia haverá resenha dele aqui.

Marlon Brando que interpretou no cinema o personagem
Stanley, todo "Divo" virou capa do livro


4 - Entendendo Jung (Maggye Hyde & Michael McGuinness)
Fiz quase uma declaração de amor ao invés de uma resenha deste livro. Nunca imaginei gostar tanto de Psicanálise, e se hoje sou uma "estudiosa" e apreciadora da área, devo tudo à Freud e Carl Gustav Jung. Este livro é basicamente um resumão da vida e trabalhos de Jung feitos pela escritora Maggye Hyde e ricamente ilustrados por Michael McGuinness. Uma das minhas melhores aquisições deste ano.



3 - Medo e Delírio em Las Vegas (Hunter S. Thompson)
Já era fã do filme, depois de ler o livro então... A história sintetiza toda a loucura que eu adoraria viver se eu não fosse eu, ou, se eu não vivesse neste corpo. Fora isso, é de uma criatividade e sinceridade plausíveis. Tanto a história em si quanto a forma narrada me encantaram de uma maneira que só me fazem ter mais vontade ainda de ler outras obras de Thompson. 



2 - Clube da Luta (Chuck Palahniuk)
Outro que vi antes de ler, e por isso, minha admiração só aumentou. Livro e filme são a mesma história, porém, contadas de maneiras diferentes, sendo que na literatura transgressional (contadas do final para o começo da história), nossa mente reverbera, se põe à elucidações e conclusões com tamanha genialidade de Palahniuk.

Brad Pitt (Tyler) e Edward Norton (Jack) interpretaram
os personagens no filme (1999)

1 - 1984 (George Orwell)
Antes de ler-o eu já sabia que, se houvesse um top 5, estaria entre eles (pois já tinha lido outra obra de Orwell e já conhecida a reputação de 1984), só não imaginava que seria logo o primeiro. Li esse livro há cerca de 4 meses e até hoje a história não sai da minha cabeça, revi o filme 2 vezes e ainda revejo cenas da história em algumas de minhas reflexões. Se ele está aqui, em primeirão, é todo merecido.



E no próximo post vai rolar um tour pela minha estante, numa tentativa de fazer um primeiro vídeo para dividir com vocês as minhas metas de leitura para 2013, o que pretendo ler e o que provavelmente vocês verão resenhado aqui no blog.

E antes de me despedir, desejar boas festas e um ótimo 2013 à todos vocês, gostaria de agradecer-lhes por cada visita, cada comentário e cada minutinho dedicado à leitura dos nossos posts, o Dose Literária não seria a irmandade que é hoje se não fosse pelo reconhecimento do nosso público, e seria só mais um blog de livros. É sério, fico emocionada ao lembrar de como tudo começou, e de como chegamos até aqui. Todo esforço e tempo que eu, Michelle, Patrícia, Mara Vanessa, Anna, Emanuela, Janaína e Gaby dedicamos ao Dose, é sempre pensando em quem nos lê.
E que venha 2013, cheio de novidades, planos, sonhos, realizações, companheirismo, amor, amizade e livros, porque é isso que nos move e nos mantém.
Obrigada!



Comentários

  1. Oi, Eni!! Tudo bem, flor?! Antes de mais nada: ótimas festas e um maravilhoso 2013!! Que seja repleto de realizações e felicidades.

    Enfim, nossas leituras 2012 são completamente diferentes! hehe
    Como você sabe, sou uma leitora fiel de fantasia, então não li praticamente nenhum dos livros que você citou (apesar de ter muita vontade). De todos os citados, tenho MUITO MUITOOO interesse em ler Clube da Luta... Também vi o filme e fiquei simplesmente apaixonada =)

    Abração! Saudades e manda notícias sempre que der!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)