Retrospectiva 2012 - Patrícia


Mais um ano terminando e todo mundo fazendo suas retrospectivas. Aqui não poderia ser diferente, o ano foi intenso e cheio de mudanças pra mim, inclusive nas minhas leituras.
Li 26 livros esse ano e foi o ano que mais li diferentes estilos e autores. Sim, foi um ano rico, pois senti que com cada um dos estilos que li eu aprendi um pouco mais. É sempre bom conhecer de tudo, sua mente fica mais aberta, você adquire um pouco mais de bagagem cultural pra conversar, estudar e etc. Não cansamos de falar aqui: ler é tudo de bom (rs).





Surpresas de 2012

Comecei 2012 lendo “Travessuras da Menina Má” de Mário Vargas Llosa que foi nosso livro em pauta e algumas meninas comentaram sobre ele aqui.
Não comentei sobre ele, mas foi um livro que me fez me apaixonar pela escrita de Llosa, tão intensa e picante do jeito que gosto.  Gostei tanto que também li “Elogio da Madrasta” do mesmo autor, um livro avassalador (no bom sentido) que sinceramente, ainda não tenho capacidade de falar sobre ele. (rs)
Cartas na Rua foi um presente da amiga Michelle que quis me introduzir no mundo “bukowskiano”. Charles Bukowski foi mais uma adorável surpresa, adorei o estilo sarcástico e marginal dele. Também embarquei em “A mulher mais linda da Cidade” livro de contos do sujeito (rs).

Os brasileiros – clássicos e contemporâneos
Graças ao Dose Literária também estou lendo mais autores brasileiros e os destaques desse ano foram Rubem Fonseca com Feliz Ano Novo, Martha Medeiros com Noite em Claro e meu amadíssimo Humberto Gessinger.
Ah! Voltei no tempo e li um clássico que na época do colégio queria passar longe: A Moreninha de Joaquim Macedo foi um presente da amiga Eni. Ler os clássicos da "escola" hoje em dia é uma grande e maravilhosa redescoberta, tentem!

Clássicos Estrangeiros e 1001 Livros para ler antes de Morrer
Este ano tivemos alguns posts de livros que estão em “1001 Livros para Ler antes de Morrer” e é claro que não conseguirei ler os 1001 livros e muitos dos livros indicados não despertaram meu interesse, mas alguns eu já li esse ano: Cândido de Voltaire, Lolita de Vladmir Nobokov e Uma Vida de Guy de Maupassant.
E mais clássicos maravilhosos de Honoré de Balzac, Charles Dickens (Retratos Ingleses), A Herança de Guy de Maupassant , Alves & Cia de Eça de Queiroz e O Diabo de Tolstói.




Mais conhecidos
Primeira experiência com os contos eróticos de Anais Nin - Pequenos Pássaros e peguei gosto, já tenho outro na fila para ler: Delta de Vênus para 2013. O Diário de Anne Frank também foi muito marcante, li no momento certo.

Continuando a saga: Bernard Cornwell
Não posso deixar de falar da série que já acompanho a 5 anos. Morte dos Reis é o sexto livro da série Crônicas Saxônicas e que ainda não tem previsão para terminar. E infelizmente a medida que o tempo está passando, acho que Bernard está se enrolando e o personagem perdendo todo aquele brilho dos livros anteriores. Espero que o sétimo livro não demore tanto!

Biografia
Vida de Viajante de Luiz Gonzaga biografia escrita pela francesa Dominique Dreyfus foi a primeira biografia que li (oficialmente) – a primeira de muitas.


Livros lidos por ordem e classificação:
1)      Travessuras da Menina Má *– Mario Vargas Llosa (ótimo)
2)      Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca (bom)
3)      Cartas na Rua – Charles Bukowiski (ótimo)
4)      Cândido e o Ingênuo – Voltaire (bom)
5)      O xale de Salim/A mulher Abandonada – Honoré de Balzac (bom)
6)      O Diabo * – Leon Tostói (ótimo)
7)      A mulher mais linda da cidade * – Charles Bukowski (bom)
8)      Diário de Uma Garota Atrevida – Karina Dias
9)      Elogio da Madrasta – Mario Llosa (bom)
10)   A Moreninha – José Manuel Macedo
11)   Alves & Cia – Eça de Queiroz (bom)
12)   Lolita – Vladmir Nobokov (ótimo)
13)   Noite em Claro * – Marta Medeiros (bom)
14)   Retratos Ingleses *– Charles Dickens (bom)
15)   Morte dos Reis (6) – Bernard Cornwell (bom)
16)   O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding (bom)
17)   Suicídios Exemplares – Enrique Vila-Matas
18)   A Herança – Guy de Maupassant (ótimo)
19)   Uma Vida – Guy de Maupassant (ótimo)
20)   Um Dia * – David Nicholls
21)   Pequenos Pássaros – Anais Nin (bom)
22)   Nas entrelinhas do Horizonte – Humberto Gessinger (ótimo)
23)   Islã – Paul Balta
24)   Diário de Anne Frank (bom)
25)   Um Bonde Chamado Desejo – Tenesse Williams (bom)
26)   Vida de Viajante – Biografia de Luiz Gonzaga (bom)

Os links (*) são de posts publicado por outras autoras do Dose Literária.

Próximo post: Metas e listas de leitura para 2013.
Até mais!

Comentários

  1. Estou conhecendo agora, por puro acaso, o seu site. Vou explorá-lo um pouco. Um abraço. Meu nome é Jô Siqueira e escrevo no Recanto das Letras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)