Poesia Portuguesa

Com um pouco de atraso, dou continuidade à série de posts sobre poesia. O primeiro foi sobre poesia brasileira, hoje vou falar um pouco sobre poesia portuguesa e meus poetas preferidos. 

A arte portuguesa, principalmente o fado e a poesia, tem como característica marcante a melancolia. Amores perdidos, solidão e a morte são temas recorrentes, e eles estão presentes nas obras dos três poetas que comentarei hoje: Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa

Florbela Espanca nasceu em 8 de dezembro de 1894 e teve uma vida atribulada, repleta de amores e separações, que a afetaram profundamente. Sua depressão foi agravada após o falecimento de seu irmão em 1927 e no ano seguinte ela tentou o suicídio pela primeira vez. Sua obra é carregada de erotismo e feminilidade. A natureza também era assunto comum em suas poesias. Com uma saúde física e mental frágil, Florbela aos poucos perdia a vontade de viver e esse sentimento é notório em sua obra. Eis que em 8 de dezembro de 1930, dia de seu 36º aniversário, Florbela comente o suicídio. 

Aqui no Brasil, suas poesias foram publicadas em antologias editadas pela L&PM. O cantor Fagner musicou o soneto Fanatismo.

Amiga 

Deixa-me ser a tua amiga, Amor, 
A tua amiga só, já que não queres 
Que pelo teu amor seja a melhor, 
A mais triste de todas as mulheres. 

Que só, de ti, me venha mágoa e dor 
O que me importa a mim?! O que quiseres 
É sempre um sonho bom! Seja o que for, 
Bendito sejas tu por mo dizeres! 

Beija-me as mãos, Amor, devagarinho ... 
Como se os dois nascêssemos irmãos, 
Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho ... 

Beija-mas bem! ... Que fantasia louca 
Guardar assim, fechados, nestas mãos 
Os beijos que sonhei prà minha boca! ...


Nascido em 1890, Mário de Sá-Carneiro foi um dos grandes nomes do modernismo português. Sua obra, influenciada por escritores como Charles Baudelaire e Edgar Allan Poe, foca principalmente em temas como a insatisfação pessoal e com o mundo. Sá-Carneiro passa bom tempo em Paris e em 1915 começa uma intensa troca de cartas com seu melhor amigo, Fernando Pessoa. No ano seguinte, ele envia uma última carta a Pessoa, explicando as razões pelas quais cometeria suicídio. 

Dispersão 

Perdi-me dentro de mim 
Porque eu era labirinto, 
E hoje, quando me sinto, 
É com saudades de mim. 

Passei pela minha vida 
Um astro doido a sonhar. 
Na ânsia de ultrapassar, 
Nem dei pela minha vida... 

Para mim é sempre ontem, 
Não tenho amanhã nem hoje: 
O tempo que aos outros foge 
Cai sobre mim feito ontem.

(...)


Não falarei muito sobre Fernando Pessoa, pois ele é um dos poetas preferidos de todas nós aqui do blog. Pretendo em breve organizar uma série de posts sobre ele, mas enquanto isso, leiam esse post que a Eni escreveu. A seguir, um trecho do poema Tabacaria, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos

Tabacaria

Não sou nada. 
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada. 
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. 

Janelas do meu quarto, 
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é 
(E se soubessem quem é, o que saberiam?), 
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente, 
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos, 
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa, 
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres, 
Com a morte a por umidade nas paredes e cabelos brancos nos homens, 
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada.

(...)


Conheci esses três poetas na escola, através dos livros de português e desde então eles se tornaram meus preferidos. Não me canso de ler e reler suas poesias, sempre descobrindo detalhes novos. A literatura portuguesa é muito rica, principalmente na poesia. Esses três talvez sejam os mais conhecidos e definitivamente, os que mais gosto. 

Até o próximo post. :)

Comentários

  1. Dois amores, Florbela e Pessoa! Aliás, ontem mesmo enquanto lia o Vol. 2 do "Poesia de Florbela Espanca" não contive lágrimas... como sofriiiiia essa mulher!
    Fisicamente ela me lembra a Pat. :)
    Do Sá-Carneiro nunca encontrei nada, mas este nome não será esquecido na minha próxima peregrinação pelos sebos.

    Seu texto, lindo lindo, Mi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)