Ghost World e o amor paulistano

Parte 1. O amor 

Antes que meus novos leitores (ui, pretensão) pensem que o "amor" em questão se trata de um homem e vão logo correndo contar a novidade pro meu marido...parem! Amor, sim. Mas amor de amiga, coisa linda e duradoura que tenho em minha vida. 
Companheira pra caramba e escritora de excelentes textos desse excelente blog, a Michelle - além de tudo - é minha maior influência para gostos de livros/filmes pelo motivo óbvio de eu confiar extremamente nas seleções dela. 


"Ok, Janaina...e o que ela tem a ver com esse post?"
Tudo.
Explico: 
Alguns anos, não sei precisamente quantos, ela me falou de um filme que acabei vendo e me apaixonando.
O filme? Ghost World de Terry Ziwlog, baseado numa HQ de Daniel Clowes.
Fiquei, naturalmente, fascinada por tudo e fui atrás do quadrinho.
Confesso: não sou boa leitora em inglês e a frustração foi enorme quando descobri que não havia ainda sido lançado no Brasil. Porém, minhas expectativas foram atendidas...e a HQ obteve sua tradução em solos tupiniquins. 
Obsessiva como de fato estava, tratei logo de comprar e avisar a Michelle desse novo achado. 

Inclusive tiramos fotos com o mesmo tema, numa "homenagem mútua".

Parte 2. Ghost World, de Daniel Clowes


Daniel Clowes é um cara corajoso, na minha opinião. 
Porque ele trata do quotidiano e qualquer um que se meta a falar disso está correndo um sério risco de cair no "lugar comum". 
Seria mais ou menos como comparar literatura de banca (Bianca, Raquel e etc) com os livros do Nelson Rodrigues (temática mesma, porém totalmente diferentes).
Ele conseguiu colocar os "não ideais" de toda uma geração de pós-adolescentes (nem jovens, nem adultos demais) entremeados com diálogos em alto teor de ironia e sarcasmo. Além de um ar blasé bem comum aos dessa faixa etária. 
Enid e Rebecca são essas garotas que estão interessadas no que está por vir, mas ao mesmo tempo entediadas com o que tem e preocupadas com o que vão fazer. Mais a Enid, do que a Rebecca...eu diria. A primeira é como se fosse a porta voz dessa geração tédio, enquanto a outra só quer partir pra um destino que ainda não sabe exatamente qual é. 
Todos esses sentimentos são evocados nos traços peculiares e precisos de Clowes que, ao meu ver, não é exímio desenhista mas tem personalidade marcante (vide o outro HQ dele, Wilson, sobre qual vou falar em ocasião futura). 
O interior do livro (edição gringa) é todo em tons de azul (exceto pelos traços) cor que costuma simbolizar o céu, infinito, sonho e pensamento mas também pode ser associada à tristeza e melancolia.
A versão brasileira optou por um tom de verde em sua edição, modificando também a capa (como em outras edições estrangeiras a cada relançamento). 

É um quadrinho que vale muito a pena ler, seja qual versão escolher. Porém, se você viu o filme antes não vá esperando que seja exatamente como na telona pois o foco da história destoa totalmente não deixando ofuscar, naturalmente, nenhuma das duas obras. 

Altamente recomendado :) 

Curiosidade: Ambos, quadrinho e filme, no original em inglês são a mesma coisa. No Brasil, o filme ganhou o título de "Mundo Cão" e o quadrinho de "Mundo Fantasma"
Mundo fantasma (Ghost World)
Daniel Clowes. Gal Editora - 2011
em média: R$30 (mas parece que já se encontra esgotado atualmente)


Texto da colaboradora Janaína Ferreira

Comentários

  1. Esse foi o primeiro quadrinho sério que eu li, mexeu um bocado comigo no tal do cotidiano..
    Belo release Janinha, merecia estar imprimido no quadrinho na próxima edição que sair!

    ResponderExcluir
  2. aaaain, parece tão legal '-'
    Eu gosto desse amor entre amigas :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também sou desenhista e muito fã do Clowes. Se quiser conferir meus trabalhos: www.oigohq.blogspot.com
    Adorei o texto!
    DJ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)