Top 5: Personagens


É incrível como alguns personagens assim como suas características físicas e psicológicas descritas nos livros podem mexer com a gente. Pensando nisso fiz um Top 5 de personagens com uma segunda parte a caminho. Eu poderia fazer logo um Top 10, né?  Mas para o post não ficar muito longo, farei outro “Top” futuramente.
Luísa, Amaro, Raskolnikov, Macabea, Eugenia, Akaki, Aliena, Adson, Otsu e tantos outros encantadores personagens são alguns de meus favoritos, mas vou listar aqui alguns personagens do qual falei pouco ou ainda não mencionei a respeito.


5) O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint – Exupéry)

Esse principezinho é conhecido no mundo inteiro por pessoas de todas as idades e não é por causa disso que ele está no meu top 5 e sim pelo significado especial que este livro e seu personagem tem pra mim.
Eu já reli esse livro algumas vezes, mesmo depois de adulta e a história é cheia de significados sobre inocência e amizade.
“Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no mundo.”



Capa de "A Cidade do Sol"

4) Mariam e Laila (A Cidade do Sol – Khaled Hosseini)

Fiz um post aqui das minhas leituras sobre o Afeganistão e dentre as ficções destaco “A Cidade do Sol” e suas protagonistas Mariam e Laila.
O autor dedicou partes do livro para descrever as vidas de ambas até que elas se cruzam no momento mais aterrorizante da história do país. Esposas do mesmo homem (ignorante e cruel), elas se unem para sobreviver em meio ao caos e ao regime fundamentalista do Talibã.
“(...) Atenção mulheres: A mulher que for apanhada sozinha na rua será espancada e mandada de volta para casa. Vocês não deverão mostrar o rosto de forma alguma, deverão usar a burqa.”


Filme "Eclipse Total" (1995) -  Taylor Hackford
3) Dolores Claiborne (Eclipse Total – Stephen King)

Dolores era casada com o alcoólatra e ignorante Joe e trabalhava como empregada para arrogante Vera até que um dia, Vera morre em um acidente em casa e a principal suspeita passa a ser Dolores.  
A narrativa da história é feita por Dolores que conta fatos da sua vida com Joe, o que a motivou mata-lo durante um eclipse solar e o que realmente aconteceu na casa da rica e tirana patroa Vera.
O livro é tenso e a personagem Dolores transmite todos os sentimentos de uma mulher sofredora, mas cheia de coragem pra defender sua vida e seus filhos.
“Prometa Joe, ou eu vou tornar sua vida um inferno.”

Filme "O Senhor dos Anéis" (2003) - Peter Jackson

2) Éowyn – (O Senhor dos Anéis – J.R.R Tolkien) 

Éowyn não foi a personagem principal da história, mas seus feitos foram importantes para o destino dos outros personagens. Ela se destacou na terceira parte ou no terceiro livro – O Retorno do Rei onde se disfarçou de guerreiro para poder lutar na Guerra do Anel contra Sauron e Saruman.
Nascida na terra dos cavaleiros e sobrinha do Rei de Rohan, Éowyn era dedicada e leal para com seu povo e casa dos rohirim.
Gostei de Éowyn por ser doce e romântica e ao mesmo tempo corajosa e decidida apesar do amor não correspondido de Aragorn.
“Serei sempre deixada pra trás quando os Cavaleiros partem, para cuidar da casa enquanto eles ganham fama e para preparar-lhes cama e comida, esperando seu regresso?”




Uhtred de Bebbanburg por brentb9702 (devianart.com)
1) Uhtred Ragnarson (Crônicas Saxônicas – Bernard Cornwell)

Aqui está um personagem que acompanho por 5 anos na longa série de livros das Crônicas Saxônicas.  Já comentei sobre as capas dos livros nesse post aqui.
Uhtred de Bebbanburg é um guerreiro saxão, mas foi criado por dinamarqueses durante a invasão viking na Inglaterra. Sua fortaleza em Bebbanburg foi usurpada por seu tio e para recupera-la ele precisa lutar contra e a favor ao reinado de Alfredo e seus herdeiros.
Uhtred é um homem que se existisse, eu me apaixonaria por ele (rs). É cômico, irônico, viril, corajoso, inteligente e mulherengo... (só desaprovo essa parte).
Hoje vi um bode vomitando e o que saiu da boca dele me lembrou você também


E aí? Quais são seus personagens preferidos?




Comentários

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)