Tag: 7 pecados capitais da leitura, por Mara Vanessa

O Lacrimosa, dupla que ora me arranca calafrios, ora me deixa embasbacada, diz na música Copycat: "Why did you have to go so low? Truler, copycat". Bem ofensivo, não é? Mas neste caso em particular, não me envergonho de ser copycat saudável da Michelle e seguir os 7 pecados capitais da leitura. Vamos nessa:

1. Ganância: Qual é o seu livro mais caro? E o menos caro?

Tenho dois livros que considero bem caros - pelo menos o foram na época. Eles são 'Planejamento Visual Gráfico", do Milton Ribeiro, e "Iniciação à História da Arte", do H.W. Janson e Anthony E Janson. Ambos custaram, cada um, por volta de R$150,00 reais ou algo assim. Estudo e conhecimento são coisas caras. Por que? Bem, o governo e suas falcatruas podem explicar. rs. 

O mais barato? Os que compro da nova Coleção 64 páginas, da editora L&PM, e que me foram apresentados pela Patrícia. Pago em torno de R$5,00 cada livro. :) (feliz)

Arte quebrando mentes... E bolsos.

2. Ira: Com qual autor você tem uma relação de amor e ódio?

José de Alencar. Gosto das obras, já as li e reli, sei que expressam as características e anseios de um período histórico e artístico, mas ainda assim me sinto um pouco entediada com tantos detalhes superficiais, descrições cansativas que vão de ladrilhos a telhados. Sono. ZzZZ!

3. Gula: Que livro você devorou sem vergonha alguma?

Questões do Coração, de Emily Giffin. Você vai me dizer que é pura "Sessão da Tarde" ou ainda algum programa de auditório do tipo Oprah Winfrey, mas o que posso fazer? Um enredo sobre traição onde bandidos e mocinhos se misturam? Intrigas palacianas onde o único vilão parece ser o amor? Li com gosto. Sedenta.

4. Preguiça: Qual livro você tem negligenciado devido à preguiça?

Negligenciei "Eles Eram Muitos Cavalos", do Luiz Ruffato, e só o Santo Edgar A. Poe sabe como sofri para terminar. Meu Deus! 

5. Orgulho: Que livro tem mais orgulho de ter lido?

Pergunte ao Pó, do John Fante. Descobri que o personagem Arturo Bandini é meu alter-ego, minha personalidade múltipla, meu heterônimo. Isso diz tudo, não?

"Ô, Marinha... Paraê de escrever e vem pra cama". "Nem fodendo. Tenho que terminar..."

6. Luxúria: Quais atributos você acha mais atraentes em personagens masculinos e femininos?

Gosto de personagens que preferem a decadência, o amor desmedido, a consciência, a não negação dos seus sentimentos e convicções. Por isso que curto o Heathcliff, do "Morro dos Ventos Uivantes". Enquanto todos se rendem, o cara fica louco, enfurecido, vingativo, mas fiel às suas convicções. Pense em um cabra arretado da peste, esse Heath!

7. Inveja: Que livros você gostaria de receber de presente?

Os que você quiser me presentear. Mas em relação à preferências, curto muito "Trópico de Câncer" e "Trópico de Capricórnio", do Henry Miller. Tive que lê-los em pé em uma biblioteca. Mas depois comia pastel com Coca-Cola. Valeu!


Comentários

  1. As "meia-dúzia" de palavras que sei em alemão aprendi ouvindo Lacrimosa. *-*
    Sendo assim todas somos copycat e sem vergonha! rs :D

    Fico imaginando eu com R$150,00 num sebo, trago pra casa um carrinho de mão cheio de livros! rsrs
    Minha mãe diz que 'caro é aquilo que não vale o que a gente paga', já comprei livros por 10,00 que não valiam nem 2,00. Se o "Iniciação à História da Arte" compensa (em termos de conteúdo) pelo valor investido, então estás no lucro. ;)

    Realmente, José de Alencar e outros das escolas do romantismo, indianismo e naturalismo são de arrancar bocejos com suas descrições, o que por um lado é bom se reconhecermos a contribuição que esses grandiosos fizeram a nossa literatura pela forma como utilizavam o nosso vocabulário, mas tem que ter paciêêêência mesmo! rs

    "Eles Eram Muitos Cavalos" teve sobre mim efeito contrário. Li rapidinho, a leitura fluiu de forma natural, gostei mesmo! Apesar de ele ser mineiro, soube descrever a vida metropolitana de São Paulo com toda a autonomia e perspicácia desse mundo, enquanto lia, as imagens, situações e personagens descritas passavam aos olhos da minha imaginação como um dejá vu.
    Acho que só convivendo nesse lugar para se habituar naturalmente a leitura desse livro.

    Arturo Bandini é cabra arretado.
    "Ô Marinha!" hauhauahuaha Adorei a legenda da foto! :D

    Amo de paixão teus textos, Mara. ^^

    :-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)