Top 5: Livros de Terror

Ontem eu estava pensando no que postar e me lembrei de alguns livros de terror que eu li quando era mais nova. Decidi então fazer um top 5 dos livros que eu mais curto nessa temática. Em breve faremos mais posts assim, sobre diversos temas.

5) A Profecia (David Seltzer)


Cresci vendo filmes de terror e A Profecia foi um dos primeiros que eu vi. Quando vi que minha mãe tinha esse livro na estante, corri para ler. Não é de um terror explícito, é algo mais psicológico que te envolve aos poucos.
Lembro de terminar de lê-lo com uma sensação de incômdo. É um caso em que eu acho o filme tão bacana quanto o livro.
Há uns seis anos eu li a continuação desse livro, não me lembro se era do Seltzer também, mas achei muito fraca.

4) O Iluminado (Stephen King)


Claro que Stephen King se faz necessário nessa lista!
Fiquei na dúvida entre O Iluminado, O Cemitério e Carrie, amo todos, mas optei por esse, pois eu o li quando tinha uns 12 anos e ele me deu MUITO medo.
Ele possui duas versões para o cinema: essa e essa, mais conhecida pelo atuação PERFEITA de Jack Nicholson, com direção de Stanley Kubrick. O curioso é que o próprio King diz preferir essa versão feita para a TV do que a do Kubrick

3) O Exorcista (William Peter Blatty) e Exorcismo - Uma História Verdadeira (Thomas B. Allen)


Acho que O Exorcista foi o filme mais marcante da minha infância. Só fui ler o livro quando eu tinha uns 16 anos e foi a mesma sensação de quando vi o filme pela primeira vez. 
Dizem que esse livro foi inspirado no caso real, mas que aconteceu com um menino. Há pouco tempo eu li Exorcismo - Uma História Verdadeira, que conta a provável história desse menino. Achei muito interessante, pois o autor expôs os fatos e no final deu suas considerações, falando de possíveis doenças psiquiátricas que poderiam ter desencadeado aqueles "sintomas". Ele também falou sobre os "acontecimentos" durante as filmagens de O Exorcista.

2) 666 - O Limiar do Inferno (Jay Anson)


É até meio triste que o Jay Anson tenha sido "esquecido" nos dias de hoje. Li esse 666 - O Limiar do Inferno quando eu era bem nova e não me lembro dele com detalhes, mas sei que eu o li em menos de dois dias e que foi MUITO assustador. Em termos de terror, ainda acho Anson um dos melhores!

1) Horror em Amityville (Jay Anson)


Mais um do Jay Anson!
Peguei esse livro para ler quando eu tinha uns 11 anos e não consegui terminar. O relógio, os olhinhos vermelhos na janela...aquilo não saía da minha cabeça. Depois de uns dois anos eu o li inteiro e posso dizer: é o melhor livro de terror que eu já li. E ainda tem o fato de ter sido baseado em fatos reais! 
Ele também possui duas versões para o cinema: essa e essa. A primeira adaptação deu origem a várias sequências, mas eu não gosto de nenhuma. A versão de 2005 é bem legal também, mas não tão assustadora quanto a primeira. 
A Anna falou desse livro aqui

Vários livros ficaram de fora da lista. Não falei de Poe, Bram Stoker, Mary Shelley e etc, pois eles merecem um post exclusivo. Também não falei de livros de vampiros porque pretendo fazer um post a parte. 

E vocês? Quais os livros de terror preferido de vocês?

Comentários

  1. Ótima lista Michelle!
    TODOS esses livros também foram super marcantes na minha infancia/adolescencia, e contribuíram para meus gostos literarios serem como são!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Mi!
    Sempre encontro o "666 - No limiar do Inferno" no mesmo sebo, mas não dava nada por ele, pensava "deve ser um desses que só o nome e a capa é que chamam a atenção", mas na próxima vez que eu for lá já sei o que trarei pra casa. ;)

    ResponderExcluir
  3. otima lista! estou lendo "O Exorcista" de (William Peter Blatty) ja estou na metade, ja ta rendendo alguns arrepios '-' tadinha da Regan :(
    o proximo sera "Horror Em Amityville"!

    victor matheus.

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo O cemitério, do king....e...cara...que livro bom!

    ResponderExcluir
  5. Estou Lendo Noiva Despida e Muito Interessante

    ResponderExcluir
  6. Li a dança da morte, do Stephen king, não da muito medo, mas é uma história ótima, que abrange aventura, suspense, comédia, na medida certa. Recomendo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)