Resenha: Persépolis

Até 2008 meu conhecimento sobre quadrinhos se resumia às revistinhas da Mônica. Eis que minha amiga Jana me presenteia com Maus, livro maravilhoso em que Art Spiegelman nos conta como foi a vida de sua família (principalmente de seu pai) durante a Segunda Guerra Mundial. Depois disso, comecei a ler outras obras, como Ghost World (que teve uma ótima adaptação para o cinema). 

Seguindo mais uma indicação da Jana, comprei Persépolis. Marjane Satrapi nos mostra como foi sua infância e sua adolescência no Irã durante todos os conflitos que lá existiram, bem como as dificuldades que ela enfrentou quando morou durante 4 anos na Áustria. 

Em Persépolis temos diversos pontos interessantes, desde uma explicação do que aconteceu politicamente no Irã, até os anseios de uma garotinha revolucionária querendo mudar seu país. Além disso, também acompanhamos seu desenvolvimento enquanto ser humano, passando pela tristeza de perder pessoas queridas e também as costumeiras desilusões amorosas. 

Com bom humor, Marjane nos conta sua vida e também nos mostra uma realidade tão diferente da nossa, em que mulheres precisavam cobrir seus cabelos e casais não podiam nem ao menos andar de mãos dadas. É um ótimo livro e merece ser lido!

Persépolis também foi adaptado para o cinema.


Comentários

  1. que bom que vc gostou! eu fiquei mto feliz mesmo... Persepolis marcou toda uma fase de minha vida, Satrapi me emociona com seus traços e forma de contar a vida. Depois leia outros, vc vai gostar. bjocas

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos traços! Ele é todo assim P&B? Coisa rica!

    Esse post me lembrou que preciso falar sobre Preacher. ;)

    ResponderExcluir
  3. Jana: Já tô mega curiosa para ler os outros livros dela!

    Eni: Eu comprei uns quadrinhos do Neil Gaiman que estavam em promoção no Submarino. Acho que estou encantada por esse mundo de HQ. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)