Michelle e os livros

O post da Eni, sobre sua Caixa de Jóias, me deixou com vontade de mostrar a minha e falar um pouco da minha relação com os livros. :)

Sempre vivi em meio a muitos livros e tenho lembranças de sempre ver meus pais com um livro nas mãos. Também sempre li todos os livros que indicavam na escola e adorava ler gibis e revistas. A leitura virou um hábito em 1998, quando eu tinha 11 anos. Lembro que era um sábado, eu estava de férias e minha mãe pediu que eu a ajudasse a tirar o pó da estante. Por acaso encontrei Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída.
O título me chamou a atenção, ainda mais com a foto da menina de cabelos vermelhos. Falei para a minha mãe que ia ler e pronto, aí começou. Logo que eu o terminei perguntei para minha mãe qual eu deveria ler e e ela me indicou Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva. Depois, li tudo que tinha em casa da Agatha Christie e do Sidney Sheldon. Já com uns 15 anos eu comecei a me interessar por livros de terror, li Anne Rice, Stephen King, Jay Anson e etc. Foi nessa época que eu comecei a comprar meus livros e fazer minha própria coleção. Mas apenas no final do ano passado eu consegui comprar uma estante...


Não sigo uma ordem de organização, apenas deixo juntos os livros de um mesmo autor. Gosto de colocar juntos os livros de terror e aqueles que falam sobre cinema. Fora isso, é uma organização abstrata, mas que faz todo o sentido na minha cabeça. :)

Algumas pessoas colecionam selos, outras colecionam cds ou miniaturas. Eu coleciono livros. Amo ficar olhando para a minha estante, abrir algum livro e reler algum trecho que foi de extrema importância para mim na primeira leitura. Nunca fico sem ler um livro. Acabo um e logo começo outro. Faço listas, anoto os livros que li naquele ano, anoto os que quero, anoto as indicações. Respiro livros e sempre que me perguntam algo que eu queira de presente, sempre respondo que quero um livro.

Livros são uma válvula de escape, são conhecimento, são diversão, são solidão.




Comentários

  1. Lindo Mi! *__*
    Somos babonas mesmo por nossos livros, mostrar nossa estante é um orgulho imenso, é como dividir um sonho realizado, pouco a pouco, pois cada livro, seja comprado, ganhado ou achado, são como tijolos que construíram a nossa base cultural; como degraus, que nos elevaram à níveis de conhecimento, e como pedras preciosas, muitíssimo valiosas para nós!

    ResponderExcluir
  2. Olha, achei que eu fosse a única que também se sentia assim em relação aos livros... rs rs
    É engraçado, porque quando a gente gosta de livros, gosta deles por completo: não só do conteúdo mas também da forma. Prova disso, é que sempre levo um livro na bolsa, mesmo sabendo que não terei tempo para ler :) Só pra ele ficar juntinho de mim.
    E essa coisa da organização da estante, é bem assim mesmo, só faz sentido na nossa cabeça. Eu por exemplo, gosto de deixar os prediletos bem na altura dos olhos e os que pretendo ler um pouco mais abaixo :D E sempre os do mesmo autor ficam juntos.
    Abraços,
    Ariana (www.estradaaberta.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)