Bookcrossing no Brasil

O que é Bookcrossing?
"O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é 'transformar o mundo inteiro numa biblioteca'. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos, possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal."
(Fonte: Bookcrossing Brasil)

Ok, agora vou relatar a minha experiência:
Há 2 anos eu “libertei” 4 livros meus (com as devidas etiquetinhas para localização), em estações de metrô. Eu fiz com a maior boa vontade, naquele momento eu me desapeguei, mas sei que no fundo eu esperava por algum resultado. Eu queria que realmente alguém que achasse aquele livro lesse e depois fizesse a mesma coisa que eu.
Passei dias tentando acompanhar a trajetória dos livros, mas não houve rastro de qualquer um. Fiquei pensando nas seguintes hipóteses sobre o ser humano que achou o livro:

- Não teve acesso a internet para registrar que estava com o livro.
- Pensou que ganharia um trocado vendendo para algum sebo.
- Ficou o livro e pronto.
- Leu e repassou para outra pessoa, mas que ambas não deram importância ao percurso do livro.
- Simplesmente jogou o livro no lixo.
Confesso que a última hipótese é a mais dolorida. Bom, de qualquer forma, seja o que for que foi feito com o livro, espero que tenha agregado alguma coisa na vida de alguém.

Nunca mais “libertei” meus livros, prefiro doa-los para alguma instituição ou dar para alguém que realmente goste de ler.

Então, o Bookcrossing realmente funciona no Brasil? O que vocês acham?
Até a próxima!

Comentários

  1. Eu acho a ideia fantástica, mas eu tenho um certo problema com livros: sou extremamente ciumenta, até mesmo com aqueles que não curto muito. Recentemente comecei a doar para amigos alguns que eu não curto, mas não sei se faria o que fez. Eu teria medo que o livro fosse parar no lixo. :(
    Prefiro mil vezes me juntar com algumas pessoas, comprar obras novas e doar para alguma biblioteca.

    Aliás, a gente podia pensar em algo assim para esse ano, não?

    ResponderExcluir
  2. Uma vez achei um livro do Paulo Coelho dentro de um ônibus, perguntei pra moça de um banco próximo se era dela, disse que o livro estava ali desde a hora que ela chegou, eu comecei a ler o livro e pensei: Não é pra mim! e voltei a deixar o livro no banco para um próximo. O livro era "Maktub".

    Deixei um livro do Júlio Verne uma vez na estação de metrô Paraíso (isso foi em 2007), era o "20 mil léguas submarinas", não faço a mínima ideia de quem o pegou e o que foi feito dele, mas me arrependi de ter deixado porque não terminei de lê-lo e agora quero comprá-lo para a Monica ler. rsrs

    ResponderExcluir
  3. ai, como Michelle falou no coment acima, tenho mto ciúme dos meus, prefiro comprar uma edição e doar do que tirar a própria da minha estante [que geralmente já está grifada, assinada, comentada...] Não tenho problema nenhum em doar livros, só não gosto de doar os meus rsrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)