Chuck Palahniuk

Esse post da Eni me deu ideia de falar de dos meus escritores preferidos.
Hoje começo com Chuck Palahniuk.

Até assistir ao filme Clube da Luta, eu nunca tinha ouvido falar de Chuck Palahniuk.
Obviamente, me apaixonei pelo filme e fui atrás do livro. Comprei em 2005, com a capa do filme.
Eu o li, reli e me apaixonei ainda mais pelo enredo. O final do livro me prendeu ainda mais que o do filme.


Depois disso, passei um bom tempo sem ler nada dele. Até que um dia, em 2009, eu estava numa livraria e dei de cara com Cantiga de Ninar. A sinopse me interessou muito e resolvi levar, afinal, tratava de uma certa canção que tinha o poder de matar pessoas.

Depois desse livro, Palahniuk me ganhou. Passei a correr atrás de todos os seus livros e foi uma tarefa árdua. Não é em toda livraria que você encontra os livros dele, alguns estão esgotados e outros não foram traduzidos para o português. 

Assombro foi o que mais me chocou, embrulhou meu estômago e me deixou preparada para qualquer tipo de bizarrice na Literatura. Numa leitura que Palahniuk fez da primeira parte do livro, diversas pessoas passaram mal e chegaram a desmaiar. Isso ilustra um pouco da "doença" de Palahniuk

Snuff e Monstros Invisíveis são incrivelmente geniais e com um humor negro que é para poucos.
Sobrevivente e Diário são igualmente ótimos. 

Rant foi o primeiro livro dele que li em inglês e gostei bastante. O segundo foi Damned e fiz uma pseudo resenha dele aqui

Ainda tenho que ler Pygmy, Tell All, Choke e Mais Estranho que a Ficção
Existe um filme baseado em Choke, com o mesmo nome. Eu gostei quando vi, não achei nada demais, mas me falaram que o livro é infinitamente melhor. Novidade. 

Separei as capas que mais gosto.


Palahniuk foge do convencional em seus livros. Apesar de repetir sempre a mesma fórmula, a leitura de seus livros nunca vai ser a mesma. Admiro muito o sarcasmo que ele usa para fazer críticas, nada é gratuito. 
Tudo isso faz dele meu segundo escritor preferido. E o fato de eu fazer aniversário no mesmo dia que ele. :)

Em breve volto para falar do meu escritor preferido. :)

Comentários

  1. Nunca li nada dele e nunca assisti Clube da Luta. SHAME ON ME.
    Mas confio no seu bom gosto e pretendo ler algo em breve. :)

    ResponderExcluir
  2. Que belezura esta sua coleção Mi!
    Bom, dele só li até agora o Clube da Luta mesmo, qual o próximo dele que você me indica? :)

    ResponderExcluir
  3. Quero ler Assombro, já estou pesquisando aqui, só de ler seu post já virei fã.

    ResponderExcluir
  4. Covardia ridícula de minha parte só ter lido o Clube da Luta e o conto Guts desse senhor.

    E você fala em embrulho de estômago. Sério, NADA pode ser pior que o Guts, principalmente se você for homem - pois por mais sensível que seja uma mulher, só um cara consegue sentir de verdade o horror daquelas descrições de masturbação alternativas ahahah

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Le...aquela cena em que a vela vai parar na bexiga dela...é tudo muito assustador! hahahah

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da filosofia de "Clube da Luta" (flme), um filme que faz pensar sobre a sociedade consumista que vivemos. Quero ler agora o livro (Clube da Luta, Leya, 2012), além de "Assombro" entre outros...
    Gosto muito deste estilo literário.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro que li foi Cantiga de Ninar, fiquei extasiado. Estava tão bom que guardei as últimas páginas com dó de terminar o livro. Quando terminei fiquei triste pelo fim.

    Depois Snuff, Assombro, Clube da Luta. Não posso ver um livro do Chuck que eu compro, acabei encontrado Monstros Invisiveis e Sobrevivente, comprei.

    Comecei Sobrevivente e estou devorando.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Essa coleção é de dar água na boca... estou começando a ler Palahniuk. Dps de uma overdose de Bukowski. Acho que estou ficando uma pessoa melhor e entendendo coisas que jamais esperei que entenderia.

    ResponderExcluir
  10. É uma pena que muitos dos livros dele não são mais editados. Com excessão de Clube da Luta e Sobrevivente e os titulos que ainda não foram traduzidos, os demais titulos provavelmente nunca mais serão publicados, ou seja, sorte de quem os possui e quem não tem e se quiser, tem que pesquisar bem e estar disposto a pagar mais de cem reais - até duzentos!- por um livro, como o cantiga de ninar por exemplo.

    ResponderExcluir
  11. meu caro, onde voce conseguiu esses livros? eu procuro procuro procuro e não acho, valeu!

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho ter todos esses livros dele, morri de inveja.
    Poderia repassar eles online?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)