Charles Bukowski ♥

O Dose Literária existe a 5 meses e até agora não falei sobre as obras do meu escritor favorito. Um erro que corrigirei agora mesmo.
Conheci Charles Bukowski em 2007 e a primeira de suas obras que li “Misto-Quente” foi um ótimo primeiro contato, esse livro é muito a essência dele, um romance que conta a infância ríspida, adolescência traumática, primeiras experiências e primeiros contatos com o mundo real e duro de Henry Chinaski (seu alter-ego). Como eu amei esse livro! Me apaixonei logo de cara por tudo, sua narrativa, seu ritmo e seu dom para a escrita, visível nas primeiras páginas de qualquer livro que ela tenha escrito.

Minha ainda humilde coleção.

Leio um livro do Bukowski em poucas horas, e a absorção é plena, a marca é eterna.
Logo em seguida li “Numa Fria”, de contos, a especialidade de Hank. Alguns deles eu jamais vou esquecer, são coisas tão simples e profundas, tão tocantes, que firmaram então não só a admiração que tenho por sua narrativa tão peculiar, mas o carinho, o respeito, o AMOR que tenho por Charles Bukowski.
EnTão apaixonada e viciada, ainda em 2007 li “Hollywood” em que ele descreve o seu envolvimento com o cinema já que algumas de suas obras tiveram algumas adaptações para as telas, e “O Capitão Saiu Para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio” seu último livro escrito, publicado post-mortem. Todos esses 4 lançados pela cativante L&PM Pocket.

No ano seguinte adquiri os “Factótum” que virou um filme protagonizado por Matt Dillon, “Notas de Um Velho Safado” ótimo para quem não conhece nada de Buk e pretende descobrir o âmago de seu estilo, “Delírios Cotidianos” estilo HQ, com desenhos de Matthias Schultheiss e “O Amor é Um Cão dos Diabos” meu primeiro contato com seus poemas. Ai é que me tornei fã incondicional.

Em 2009 foi a vez de “A Mulher Mais Linda da Cidade” lindo lindo lindo esse conto, é de borrar o rímel!, “Cartas na Rua” um dos meus preferidos, escrito na época em que Hank trabalhou no U. S. Postal Service; “Crônica de Um Amor Louco” que detém uma das melhores reuniões de seus contos, e a novela policial “Pulp”.

“Mulheres” também um dos meus preferidos, e “Ao Sul de Lugar Nenhum” com alguns contos inéditos, li em 2010.

Meu xodó. Edição capa dura de 1987.
Ano passado li somente “Os 25 Melhores Poemas de Charles Bukowski”, e este ano a minha lista com certeza aumentará, já que Bukowski possui mais de 60 livros escritos, cerca de 25 títulos já publicados aqui e a cada ano mais deles estão sendo traduzidos e lançados em português no Brasil.

Se ainda não conheces Charles Bukowski, tens dúvida se recomendo? ^.~

Comentários

  1. Olá, adorei o blog de vocês. Amo literatura e esse post em especial me deixou louca. Sou apaixonada por Bukowski, amo a forma visceral como ele fala da vida sem tons cor de rosa falsos, sem abrilhantar o que não tem brilho de fato. Assim como você eu comecei lendo Misto-Quente o que já me pegou de jeito. Num sei se você já viu há um documentário sobre a vida do velho safado é bem interessante chama-se Born Into This vale a pena ver como vale muito a pena ler esse mal humorado.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo Cartas na Rua! Hahaha! Tô gostando...

    ResponderExcluir
  3. O Born Into This é a coisa marlinda desse mundo, choro copiosamente no final toda vez que vejo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eni, sei que você gravou esse documentário pra mim, só estou esperando meu pc do conserto pra assistir!

      Excluir
  4. Terminei de ler agora "Misto-Quente" do velho Bukowski e gostei demais. Os próximos serão "Factótum" e "Cartas na Rua".
    Gostei muito do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)