Sobre crônicas e Caio Fernando Abreu.


Há algum tempinho, eu escrevi sobre uma crônica do livro Pequenas Epifanias de Caio Fernando Abreu no meu blog pessoal e como ainda não terminei as leituras de começo de ano, transcrevo aqui para os leitores do Dose Literária.

05/11/2011

Acabei de ler “Pequenas Epifanias” de Caio Fernando Abreu, uma reunião de crônicas que ele escrevia para jornais de 1986 a 1995.

Como todo livro de crônicas ou contos que tenho em mãos, eu demoro a “digerir”. Comecei uma leitura tímida, uma ou duas páginas aqui e acolá. E passado algumas horas (ou dias) comecei a “devorar” o livro.
Agora posso dizer: Caio foi mestre, um dos mestres das crônicas. Eu poderia citar vários textos do livro e ser muito mais passional comparando-os com minhas próprias emoções todas aquelas palavras, mas vou falar particularmente de um texto irreverente sobre a tecnologia e os escritores.

Em “Até que não tão eletrônico assim” – Caio descreveu sua primeira experiência com um microcomputador em 1994 – um AST 486SX/33.

“São agora quatro da tarde, entrei e saí de vários labirintos, cometi desastres tipo apertar uma maligna tecla DELETE, que vertiginosa e frenética apaga tudo, fumei um maço inteiro, quase joguei a coisa pela janela, como Jane Fonda fazendo Lillian Hellman em Julia – mas hei de vencer!”

Imaginei Caio Fernando hoje em dia, nos tempos dos blogs, videologs, fotologs e etc da vida. Que tipo de crônicas escreveria? Imagino que seriam tão hilárias quanto essa.

Essa crônica me fez lembrar minha primeira máquina de escrever e também do meu primeiro PC com aquele Windows 3.6 – não tenho certeza, era três ponto alguma coisa (rs).

Talvez eu fale sobre isso algum dia. Se eu lembrar.

Comentários

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)