Dos preconceitos

Eu tinha muito preconceito com esses livros adolescentes. Quando ganhei “Crepúsculo”, eu não fazia ideia do que se tratava e não sabia da febre aqui no Brasil. Li, achei adolescente demais, mas resolvi ler todos os livros da saga porque a curiosidade falou mais alto. O que eu achei? Péssimo: mal escrito, enredo bobo, personagens chatos e assim por diante. Mas por outro lado, li os 7 livros da saga de Harry Potter e não tenho do que reclamar. Amo cada um deles.

Recentemente li “Frenesi Polissilábico” do Nick Hornby e logo na introdução ele dizia para não criticarmos uma pessoa que lê Dan Brown. Não sabemos o que aquele livro significa para a pessoa. De repente, é o primeiro que ela lê na vida e isso é uma grande conquista. Pensei muito a respeito disso e parte do meu preconceito diminuiu. E como já discutíamos na faculdade, pelo menos ela está lendo. Junte o fraco sistema educacional do Brasil, os altos preços de livros e toda porcaria que passa na televisão, se com tudo isso a pessoa ainda ler, é uma grande conquista.

Sempre procuro blogs sobre livros e nessas pesquisas encontrei muitos jovens de 16 anos estão resenhando seus livros preferidos, fazem vídeos para falar dos mesmos, conhecem detalhes e o melhor, leem em inglês as sagas que ainda não saíram no Brasil. São livros bobos, simplórios e etc, mas estão lendo! Basta apenas um empurrão para encontrarem outros tipos de literatura.

Meu preconceito com esse tipo de leitura hoje é praticamente nulo. Ainda acho ruim, não vou recomendar para ninguém, mas também não vou criticar quem lê, a crítica será apenas para o livro. Claro, crítica feita apenas para os livros que eu li, não suporto a ideia de falar mal de algo que não conheço. Num país (mundo?) em que a leitura é algo tão rara, os Crepúsculos da vida são bem vindos.

Comentários

  1. Isso aí! Não vamos criticar sem conhecer! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. vou confessar q eu passei a ler mais depois de ler a saga Crepúsculo. Concordo que é infantil e bobo, romântico demais, mas me aguçou tanto a leitura que não parei de ler. Conheci muitos escritores, bons, ruins, mais ou menos. Mas agora também não critico mais, muito pelo contrário, elogio, não pelo livro, mas pela leitura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)